A equipe do Grupamento Ambiental utilizou técnicas de manejo de animais silvestres Foto PRF/Divulgação

Campos – Animal silvestre, que precisa de espaço e da natureza para sobreviver, geralmente a capivara vive em grupos de 10 a 30. No entanto, apenas uma apareceu na manhã dessa quinta-feira (19), perdida na Unidade Operacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no km 78 da BR 101, em Campos dos Goytacazes (RJ).
Não se sabe o que a teria afugentado do habitar natural, que fica próximo de onde foi localizada; porém, os agentes cuidaram para que o resgate ocorresse de forma segura. O Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal foi acionado e o animal capturado sem nenhum sacrifício para o animal.
“Para fazer a contenção da capivara, a equipe do grupamento utilizou técnicas de manejo de animais silvestres e conseguiu resgatar o bicho sem causar ferimentos, acondicionando-o em local próprio para o transporte, informa a PRF realçando que, como a capivara não aparentava estar debilitada, ela foi devolvida à natureza, em seu habitat natural.
Uma lei federal em vigor desde desde 1967 proíbe a caça e a domesticação do abimal. Trata-se de um roedor comprovadamente capaz de ser portador de febre maculosa (transmitida pelo carrapato-estrela) e várias outras doenças. No entanto, por ser herbívoro (animal que se alimenta de vegetais) desempenha um papel essencial controle da vegetação em áreas úmidas e próximas de rios e lagos.