A primeira remessa enviada para Campos pela Secretaria de Estado de Saúde tem 13.800 doses Foto Valquiria Azevedo/Divulgação

Campos – Com expectativa de vacinar 90% do público-alvo (cobrindo todos os grupos prioritários) em etapa única, a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe) 2025 tem início nesta segunda-feira (7), em Campos dos Goytacazes (RJ). A abertura oficial está prevista para 10h, abertura oficial da vacinação será às 10h no Centro Municipal de Imunização, que funciona na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Rua Gil de Góis, 157, centro). O Dia D de Mobilização será 10 de maio.
As prioridades são crianças de seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; idosos com 60 anos ou mais de idade. Juntos totalizam 136.837 pessoas. “O início da campanha coincide com as mudanças climáticas; então a gente alerta todo público-alvo para que busque as Unidades Básicas de Saúde (UBSs)”, recomenda o subsecretário geral de Saúde, Bruno Gonçalves.
Segundo o subsecretário, a primeira remessa enviada para Campos tem 13.800 doses: “Esperamos que possamos esgotá-las antes mesmo do findar da semana que vem porque o quanto antes a pessoa tiver imunizada, mais rapidamente ela vai adquirir anticorpos para estar protegida para o período de frente fria, para as mudanças climáticas, e para que ela possa se manter saudável”.
Gonçalves aponta quer o grupo especial é estimado em 61.176: “A contagem será feita por doses aplicadas, devendo este grupo ser vacinado em sua totalidade, ou seja 100%. Ele é formado por trabalhadores dos Correios e da Saúde; puérperas (até 45 dias após o parto); professores do ensino básico e superior; povos indígenas; quilombolas; pessoas em situação de rua; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; profissionais das Forças Armadas”.
Segundo ainda o subsecretário, também estão no grupo especial pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
A orientação a quem pretender se vacinar é comparecer a uma das salas de vacinação e apresentar documento de identificação com foto; CPF; Cartão do SUS e caderneta de vacinação; comprovante de classificação como grupo prioritário, que deve ser documento funcional para os grupos profissionais atendidos, e laudo médico que comprove a condição. Os locais de vacinação com horários especiais podem ser conferidos no portal da prefeitura.