Construção do prédio foi iniciada em 2012, tendo sofrido interrupção; tem dois blocos, com sete andares cada Foto Uff/Divulgação

Campos – Adiada duas vezes, a inauguração da ova sede da Universidade Federal Fluminense (Uff), em Campos dos Goytacazes (RJ), acontece na próxima segunda-feira (14), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva; do ministro da Educação, Camilo Santana; e várias outras autoridades federais, estaduais e municipais. Trata-se de um investimento superior aos R$ 50 milhões.
Segundo a presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Campos, Odisseia Carvalho, a cerimônia será às 15h, no auditório do novo prédio da Uff, localizado na Rua Santiago Carvalhido, 80, próximo à ponte de ferro Nilo Peçanha, na Avenida XV de Novembro, região central da cidade. Havia informação de que Lula cumpriria agenda também no Porto do Açu, em São João da Barra; porém não está confirmada.
“A cerimônia contará com a ilustre presença do Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva e do Ministro da Educação, Camilo Santana, em um momento histórico para a Uff Campos e para a educação pública da região”, reforça a direção da universidade. O presidente esteve em Campos em 2007, para inaugurar o Instituto Federal Fluminense (IFF) de Guarus, e visitou o IFF Centro em 2017.
O novo Campus da Uff tem dois blocos (A e B), com sete andares cada um. São 36 salas de aula, 28 gabinetes de professores, 11 laboratórios, uma biblioteca, um auditório, diretórios acadêmicos e administração. Estarão distribuídos os cursos de graduação em ciências econômicas, ciências sociais, geografia, história, psicologia e serviço social; além de programas de pós-graduação stricto sensu.
A construção foi iniciada em 2012; sofreu interrupção, sendo retomada em 2021, articulada por professores, funcionários e alunos, junto à bancada de deputados federais do estado do Rio na captação de recursos. Na oportunidade, a diretora Ana Costa destacou que todos foram muito protagonistas, para felicidade da comunidade acadêmica.