Representantes dos municípios da Região dos Lagos estiveram na sede do Cidennf nessa quarta-feira Foto Divulgação

Campos/Região – Um dia depois de anunciar acordo de cooperação técnica e do plano de trabalho para políticas relacionadas ao uso do solo no setor agrícola regional com o Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino do Estado do Rio de Janeiro (Friperj), o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) recebeu lideranças municipais da Região dos Lagos, nessa quarta-feira (09), para troca de experiências.
Na terça-feira (8), o presidente do consórcio, prefeito de Italva Leonardo Orato Rangel (Léo Pelanca), anunciou que assina parceria com o Friperj na próxima segunda-feira (14), às 14h, no Centro de Convenções Oscar Niemeyer da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), em Campos dos Goytacazes.
Leonardo será um dos membros da mesa de debates da reunião, ao lado do reitor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Ufrrj), Roberto Rodrigues. Estão confirmados, também, Rosana Rodrigues, reitora da Uenf; Victor Saraiva, do Instituto Federal Fluminense de Educação, Ciência e Tecnologia (IFF); Victor Tinoco, superintendente Federal do Desenvolvimento Agrário do Rio de Janeiro; e Flávio Moreira, secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O presidente observa que os municípios do Cidennf estão em regiões onde a agricultura ocupa uma fatia grande no desenvolvimento econômico: “Muitas famílias vivem dessa atividade, o que ressalta a importância dessa parceria com as universidades. Vamos trabalhar no apoio aos agricultores e também na formação de novos profissionais para atuar no setor".
Será fechado um acordo de cinco anos, visando à realização de atividades acadêmicas nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, inovação, artes e cultura, que contribuam para o desenvolvimento do norte/noroeste com foco no fortalecimento das instituições de ensino superior do estado do Rio de Janeiro.
Está prevista a elaboração, em conjunto, de um plano de trabalho detalhado, com definição de atividades, cronograma, recursos necessários e responsáveis: “Com isso, um dos objetivos é a retomada dos serviços no laboratório de análises químicas e físicas, com ênfase na formação de profissionais por meio de estágios e bolsas de estudo ofertadas a estudantes do IFF, Uenf e Escola Agrícola Antonio Sarlo”, adianta Léo Pelanca.
Haverá ainda assistência técnica a pequenas propriedades agrícolas, com a colaboração do programa de residência em agronomia da Uenf. As definições foram debatidas entre durante reuniões entre representantes do Cidennf, Friperj e universidades envolvidas; a última realizada na sede do consórcio, terça-feira.
NOVO CONSÓRCIO - Sobre a reunião com lideranças da Região dos Lagos, Léo Pelanca avalia que foi um encontro muito produtivo, que reforça o potencial do trabalho colaborativo entre municípios: “Os visitantes tiveram a intenção de conhecer a estrutura e as ações exitosas já consolidadas no Norte e Noroeste do Cidennf, visando formar um consórcio multifinalitário na Região dos Lagos”.
A articulação aconteceu na sede do Cidennf, em Campos. Participaram o prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno; ex-prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins; vice-prefeito Marcilei, de Rio das Ostras e várias outras lideranças. Os municípios da Região os Lagos já conta com um consórcio; porém, trata exclusivamente da área da saúde.
Os gestores ressaltam que a proposta, agora, é avançar na criação de uma estrutura mais ampla, capaz de apoiar diferentes frentes estratégicas para o desenvolvimento regional, como turismo, educação, meio ambiente e infraestrutura. Uma nova reunião para desdobrar a pauta deverá contar com todos os prefeitos da região.
Outra presença no ato dessa quarta-feira foi a ex-presidente do Cidennf. Fátima Pacheco, representante da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e ex-presidente do Cidennf, Fátima Pacheco; ela reforçou o alinhamento com o programa Novas Rotas, do governo federal.
Ex-prefeita de Quissamã, Pacheco destaca a importância da Região dos Lagos como um dos destinos prioritários a serem trabalhados nos próximos ciclos de fortalecimento do turismo regional. A passagem dela pelo consórcio foi marcada por uma série de eventos, integrando os municípios consorciados.
Há pouco mais de dois meses na presidência, Léo Pelanca (no segundo mandato de prefeito) observa que o Cidennf tem mostrado na prática como é possível transformar realidades quando unimos forças e buscamos soluções integradas: “Ver esse modelo sendo referência para outras regiões é motivo de orgulho e reforça a responsabilidade do nosso trabalho”.
Os consorciados são: Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Italva, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Quissamã, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, São José de Ubá.