As atividades aconteceram de manhã e à tarde no Parque Estadual da Lagoa do Açu e no heliporto Foto Divulgação

Campos - A importância de cuidar do meio ambiente e valorizar o lugar onde vivem acabam de ser incentivados a cerca de 20 alunos da Escola Municipal Cláudia Almeida Pinto de Oliveira, do Farol de São Tomé, em Campos dos Goytacazes (RJ), pelo Heliporto Farol de São Tomé, em parceria com o Parque Estadual da Lagoa do Açu (Pelag).
A proposta foi desenvolvida no último dia 11, por iniciativa do gestor do Pelag, Samir Mansur, a da Infra Operações Aeroportuárias, administradora do heliporto. Os estudantes participaram do plantio coletivo de árvores e ainda conheceram de perto o funcionamento do aeródromo.
Na parte da manhã, em área do Pelag, as crianças participaram do plantio de mudas de mangue branco e vermelho; à tarde, visitaram o heliporto Farol, onde conheceram as medidas de segurança operacionais e viram de perto cãs aeronaves e como é feito o preparativo antes dos voos. Muitos disseram ter sido a primeira experiência e ficaram empolgados.
O superintendente Rosimar Tavares destaca que todos participaram de forma dinâmica: “Foi possível explicar as maneiras de evitar acidentes e a mitigação de focos de atração da fauna, como o correto tratamento dos resíduos, além de destacar a importância da preservação da Área de Segurança Aeroportuária (ASA), conforme Instrução Normativa do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente)”.
Tavares realça que quando se fala de segurança e preservação é com foco no futuro: “E eles, os estudantes, são o nosso futuro. Foi muito bom abrir nossas portas e viver esse aprendizado com eles”. Samir Mansur reforça a importância de incentivar as crianças: “Essas vivências despertam o cuidado Jovens da Escola Cláudia Almeida tiveram manhã de aprendizado sobre meio ambiente e ainda puderam e conhecer de perto o heliporto
com o lugar onde vivem”.
APRENDIZADO - O gestor do Pelag comenta que alguns alunos já conheciam o parque; outros, não: “E a parceria com o heliporto foi fundamental para ampliar esse aprendizado”. A diretora do colégio, Cláudia Barreto, considera muito bom ter o Pelag e o heliporto como parceiros.
“Eles abrem portas para nossos alunos aprenderem sobre o meio ambiente, segurança e sonharem com possibilidades que talvez nem conhecessem”. Na opinião de Cláudia, vivenciar tudo isso fora da sala de aula faz toda a diferença: “São experiências que eles vão levar para a vida, que ampliam horizontes e mostram um mundo maior do que o que estão acostumados a ver”.
Segundo Tavares, o foco do heliporto é atrair escolas, instituições sociais e grupos de excursão.
“O Heliporto está aberto para o agendamento de visitas que podem ser feitas em grupos e estão sujeitas à disponibilidade do aeródromo. Os interessados devem entrar em contato com a unidade pelo e-mail: contato@infra-aeroportos.com.br”.