Ação do programa municipal visa garantir melhor trafegabilidade do transporte da produção agrícola Foto Divulgação

Campos – Garantir melhor trafegabilidade do transporte da produção agrícola e fomentar o desenvolvimento econômico a partir do interior do município é a proposta da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Infraestrutura Rural de Campos dos Goytacazes (RJ), por meio do Estradas do Produtor.
O programa está contemplando o distrito de Morangaba, onde o governo municipal desenvolve, neste sábado (20), a 20ª edição do Prefeitura em Ação, com estrutura montada na Escola Municipal Maria Cordeiro Borges, em Rio Preto. Trabalhos como recuperação e reestruturação de estradas foram antecipados nas localidades de Deserto, Santo Amaro e Cachoeira dos Baianos.
Das 9h às 13h, moradores das comunidades que não dispõem de tempo para se deslocar até os setores públicos durante a semana terão disponibilizados atendimentos das secretarias municipais e serviços de diversas áreas. A estratégia facilitadora acontece em um sábado de cada mês, coordenada pela Secretaria de Governo.
Além das ações em Rio Preto, o Estradas do Produtor atuou em Santo Eduardo; na RJ 190, no sentido Aleluia (Conceição do Imbé); Estrada do Kleber (Morangaba); Santa Boa Sorte (Espírito Santinho); e Estrada da Matinha (Travessão). A Superintendência de Limpeza Pública também antecipou algumas medidas.
Envolvida no Prefeitura em Ação, a secretaria realizou mutirão de limpeza, com roçada, capina, retirada de entulhos, poda de árvores entre outros serviços, nesta sexta-feira (1º), no distrito onde o programa acontece. Independente da programação do projeto, a secretaria está atuando em vários pontos da cidade.
FACILITAÇÃO - O Prefeitura em Ação facilita o acesso a serviços essenciais às localidades mais afastadas da área central do município. Entre os serviços disponibilizados há cadastro para vagas de emprego e cursos de qualificação profissional; suporte para requerimento do seguro desemprego; carteira do idoso.
Ainda: agendamento para emissão de carteira de identidade e segunda via de documentos como certidão de nascimento e outras; informações sobre o Cadastro Único, programas e projetos sociais, além de atendimento dos Cras e Creas; assistência jurídica na área de direito da família, incluindo pensão alimentícia, divórcio, investigação e reconhecimento de paternidade, dissolução de união estável, regulamentação de guarda.
Outras ofertas são serviços da Fazenda Municipal, como parcelamento de débitos, atualização de dados cadastrais de imóvel, revisão de área construída; cadastro de ambulantes; emissão e renovação de alvarás; atendimentos na área de saúde (aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, exame de verificação do canal auditivo e vacinação contra a gripe).