Familiares das crianças participantes terão a oportunidade de estarem interagindo num espaço formativo despreocupadosFoto Divulgação
Deficientes terão programação na Uenf com foco na Semana Nacional
Iniciativa é do projeto sócio-esportivo Paraesporte, reunindo alunos, familiares e equipe técnica no campus da universidade
Campos – Classificado como maior projeto sócio-esportivo do país, voltado para pessoas com deficiência, por meio da Câmara dos Deputados, o Paraesporte/Enel/Uenf celebra, nesta terça-feira (26) a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Está programada para o campus da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), em Campos dos Goyracazes (RJ), a partir das 13h30, reunindo alunos, familiares e equipe técnica do projeto.
Hugo Gomes, psicólogo do Paraesporte/Enel/Uenf, ressalta que os eventos da semana da pessoa com deficiência são fundamentais para divulgar a data, convidar a sociedade a pensar sobre a pauta da inclusão e fazer com que os atletas do projeto sejam valorizados pelas suas realizações. A abertura terá Atletas Jovens, voltado a crianças de dois a sete anos com e sem deficiência.
“O Atletas é da Special Olympics, que estimula o desenvolvimento motor, cognitivo e social por meio de atividades lúdicas e adaptadas à realidade da infância”, explica Gomes acrescentando que, paralelamente, será realizado o Fórum de Famílias, com foco nos familiares das crianças participantes, dando a todos oportunidade de estarem num espaço formativo despreocupados.
“A proposta do fórum é criar um ambiente de escuta, troca e fortalecimento”, enfatiza o psicólogo detalhando: “O fórum reconhecerá direitos, apresentando de forma clara e acessível quais são os direitos que amparam as famílias PCI; procedimento diante de violações, orientando como proceder quando esses direitos não são respeitados ou são negados; como fortalecer redes, identificando espaços e serviços que oferecem acolhimento às famílias”.
MAIS BRASIL - A semana é realizada em todo o Brasil, por iniciativa da Federação Nacional das Apaes (Apae Brasil) e Federação Nacional das Associações Pestalozzi (Fenapestalozzi). Segundo o professor Felipe Alme, a atividade ainda contara com a presença de familiares da Associação de Pais de Pessoas Especiais (Apape). “Em Campos, o Paraesporte se soma às iniciativas locais, com apoio da Olimpíadas Especiais Brasil (OEB)”.
O fundador do Paraesporte, Raphael Thuin, ex-atleta da seleção brasileira de natação, quatro vezes campeão mundial, estão programadas atividades voltadas à primeira infância e às famílias de pessoas com deficiência, reforçando seu compromisso com uma atuação que vai além do esporte: “Trata-se de iniciativa que fortalece vínculos, apoia trajetórias e reconhece a diversidade dos caminhos da inclusão”.
Em 2023, o Paraesporte – que atende mais de 400 alunos - recebeu, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, o Prêmio Brasil Mais Inclusão, na categoria João Ribas, como o melhor projeto para pessoas com deficiência do país. A premiação foi criada em 2015, com o intuito de promover instituições com destaque na luta em defesa das pessoas com deficiência. O projeto (com sede na Uenf) foi escolhido entre 19 projetos de vários estados brasileiros.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.