Retirada da credencial deve ser feita pelo titular do CadÚnico da família, que precisa apresentar documento com foto e CPF Foto Jhonatan Lopes/Divulgação
Trata-se do Mutirão de Atualização do Cadastro Único para as famílias do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Chatuba do Parque Aurora, que acontecerá na quinta (28) e sexta-feira (29). A distribuição será a partir das 13h, na quadra da Escola Alcindor de Moraes Bessa, no Turfe Clube.
O secretário Rodrigo Carvalho destaca que todos os serviços ofertados são gratuitos, não sendo permitida cobrança por vagas, senhas e agendamentos: “A venda ou comercialização de senhas para atendimentos gratuitos configura crime de estelionato, previsto no artigo 171 do Código Penal Brasileiro, cuja pena pode chegar a cinco anos de reclusão e multa”.
Carvalho orienta que denúncia sobre pessoas praticando essa conduta podem ser feitas através da Ouvidoria da secretaria (22) 98147-0141. Ele reforça que a retirada da credencial deve ser feita pelo titular do Cadastro Único da família, que deverá apresentar documento com foto e CPF. O mutirão será voltado apenas para titulares do CadÚnico referenciados no CRAS da Chatuba.
O atendimento está sendo direcionado às famílias que estão com CadÚnico desatualizado há mais de dois anos; Benefício de Prestação Continuada (BPC) bloqueado/cancelado por falta de atualização do CadÚnico; Bolsa Família bloqueado/cancelado também por falta de atualização da base de dados. Através das equipes, são realizadas visitas domiciliares às famílias que necessitam da atualização,
RECOMENDAÇÕES - O CRAS da Chatuba faz referenciamento da população de vários bairros e localidades. Entre eles: Carvão, Chatuba, Fazendinha, João Maria, Parque Alphaville, Parque Alphaville II, Parque Aurora, Parque Carlos de Lacerda, Parque Doutor Beda, IPS, Parque João Seixas, Parque Rosário, Parque Rui Barbosa, Parque São Benedito, Parque São Lino, Cantagalo, Capão e Parque Fazenda Grande.
“Vamos adotar todas as medidas cabíveis junto às autoridades competentes para que os responsáveis por tentativa de cobrança por senhas ou atendimentos sejam identificados e penalizados”, ratifica Carvalho assinalando: “Estamos falando de pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social e que precisam dos nossos serviços, mas que, pela má fé desses indivíduos, podem ser prejudicadas”.
Somente este ano foram realizados seis mutirões de atualização do CadÚnico em diferentes pontos, atendendo cerca de 10 mil pessoas. “Além dos mutirões, a pasta também abre mensalmente o agendamento para o Cadastro Único de forma online para os atendimentos nas unidades do CRAS espalhadas pelo município”, resume Rodrigo Carvalho.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.