Coordenados por Fábio Coboski, atletas do projeto de Campos conquistou 21 medalhas de ouro, quatro de prata e 16 de bronze Foto Divulgação
Paraesporte conquista 41 medalhas durante Olimpíadas da Pessoa com Deficiência
Olimpede 2025 foi realizada no final da semana em Volta Redonda (RJ), reunindo cerca de 2.500 pessoas, de aproximadamente 120 entidades
Campos – Com 13 modalidades esportivas adaptadas, as Olimpíadas da Pessoa com Deficiência (Olimpede 2025), realizadas no final da semana em Volta Redonda (RJ) reuniu cerca de 2.500 pessoas, de aproximadamente 120 entidades de 50 cidades dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal.
Considerado maior projeto sócio-esportivo do país (voltado para pessoas com deficiência), o Paraesporte/Enel/Uenf, com sede em Campos dos Goytacazes (RJ), conquistou 41 medalhas, sendo 21 de ouro, quatro de prata e 16 de bronze. O coordenador geral do projeto, Fábio Coboski, avalia a importância do Paraesporte para os assistidos.
“Além de promover a inclusão tendo as atividades esportivas como principal ferramenta, trabalhamos a socialização e a autonomia dos alunos que viajam sem os familiares, mostrando que eles são capazes" explica Coboski. Sobre as Olimpíadas, ele pontua que O evento foi uma realização da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Volta Redonda.
As modalidades em disputa foram atletismo, natação, tênis de mesa, jogos de salão, taekwondo, judô, badminton, futsal, voleibol especial, cabo de guerra, habilidades, goalball e bocha. Nas coletivas, o Paraesporte foi primeiro lugar no vôlei especial, com 16 participantes.
SALDO POSITIVO - O time de futsal ficou em terceiro, envolvendo 14 atletas; no cabo de guerra, recebeu medalha de participação. Na natação (25 metros livre), Carlos Augusto (Classe deficiente físico) ficou em terceiro; Heverton Ribeiro segundo na Intelectual, e Miller Azevedo terceiro.
Classe Síndrome de Down: segundo lugar, Miguel Moreno; terceiro, Luiz Felipe Vieira. Badminton (deficiência intelectual): primeiro, Iasmyn Tavares; segundo, Jhon Harison. Atletismo (salto parado): primeiro, Marcia Regina; (corrida 100 metros): primeiro, Miguel Moreno; terceiro, Raphael Penafiel.
Tênis de mesa: segundo, Jean Vitor Rangel. Jogos de salão - dama: (classe deficiente físico) primeiro, Carlos Augusto; (intelectual) primeiro, Dhawi de Oliveira e Lysandra Corrêa. Dominó (intelectual): primeiro, Renan Pitanga.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.