Paulo Hirano e Wladimir descerraram a placa de reinauguração e resumiram que mais de 50 postos já foram reformados Foto César Ferreira/Divulgação

Campos - Mais de uma obra por semana até o final do ano, incluindo o lançamento de novas intervenções. O compromisso é de Wladimir Garotinho, que marcou o Dia Nacional do Prefeito, nessa segunda-feira (6), entregando uma das 45 Unidades Básica de Saúde da Família (UBSF) totalmente reestruturada, na região da Baixada de Campos dos Goytacazes (RJ).
Unidade está localizada em Saturnino Braga e passou por reforma geral, sendo a terceira entregue este ano por Wladimir e seu vice, Frederico Paes. Desde a primeira gestão, mais de 50 postos básicos de saúde já foram reabertos e reinaugurados pelo governo. “Isso é resultado de muito trabalho”, resume.
O prefeito observa que, com a reforma completa, a UBSF está nova para atender a população local e toda região: “Estamos implementando a Estratégia Saúde da Família (ESF) como modelo e ponto de referência para cobrir áreas onde não é viável ter uma unidade de saúde em cada localidade”.
Também é ressaltada a convocação dos concursados de 2008 como alternativa para fortalecer as equipes. Wladimir assinala que há obras em toda a Baixada Campista visando a melhoria da qualidade de vida dos munícipes: "Temos investido com reformas de unidades; construção de uma UBS e creche em Donana”.
O bairro legal na Vila dos Pescadores, no Farol de São Tomé, é outra obra destacada: “Seguimos trabalhando focando em resultados, pois encontramos uma ‘terra arrasada’, com salários atrasados e postos de saúde fechados, que foram reabertos. Só peço à população para que confie na cidade e no governo atual, pois há pessoas sérias trabalhando para transformar a realidade do nosso município".
O secretário de Saúde, Paulo Hirano, ratifica que mais de 50 Unidades Básicas de Saúde foram reformadas e reabertas, além de implementação da Estratégia Saúde da Família: “Nós temos avançado muito na reestruturação da Atenção Primária em Saúde (APS), com equipes de Estratégia Saúde da Família”.
PROMOÇÃO DA SAÚDE - Segundo Hirano, somente na UBSF de Saturnino Braga são assistidas quase nove mil pessoas: “Além disso, a nossa subsecretaria de APS está implementando diretrizes para focar na prevenção e promoção da saúde, visando evitar complicações graves em pacientes crônicos, como diabetes e hipertensão”.
A unidade teve também os sistemas hidráulico e elétrico reestruturados. Consta de salas de recepção, curativo, serviços ambulatoriais, medicamentos, administração e banheiros. Vários atendimentos são disponibilizados; entre eles consulta médica e de enfermagem, odontologia, fisioterapia, vacinação e coleta de exames.
"Essa obra foi crucial para oferecer melhores cuidados à população carente da região”, comenta a encarregada da unidade, Adriana Gomes. A subsecretária de Atenção Primária, Ana Carolina Xavier, reforça que "o governo vem implementando uma Atenção Primária que visa promover, prevenir e tratar doenças na ponta”.