Rodrigo representou Campos e avalia que estar presente em um espaço de discussão sobre o SUAS é muito representativo Foto SMAS/Divulgação

Campos – “A Conferência é um momento para que possamos discutir o que tem sido feito no âmbito estadual, de alinhamento às diretrizes nacionais e aprimoramento do nosso trabalho”. O resumo é do Secretário Municipal de Assistência Social (SMAS) de Cidadania de Campos dos Goytacazes, Rodrigo Carvalho, ao comentar a participação do município na 15ª Conferência Estadual que acontece no Rio de Janeiro.
O encontro reúne gestores e funcionários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e tem como tema ‘20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência’. O objetivo é discutir os rumos da política pública no estado. Rodrigo e membros da secretaria representam Campos.
“Estar presente em um espaço de discussão sobre o SUAS é muito representativo”, destaca pontuando que Campos, por meio do governo municipal, vem reforçando a cada ano o compromisso com a política de assistência social, aplicada através de programas, projetos e equipamentos que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A subsecretária, Aline Giovannini, explica que a 15ª Conferência Estadual de Assistência Social é uma preparação para a Conferência Nacional, que será realizada em Brasília, em dezembro: “Serve como momento de reflexão e discussão sobre as trajetórias construídas e o compromisso necessário para a continuidade e aprimoramento do SUAS”.
Aline relata que o SUAS se consolidou como um marco imprescindível na construção de um sistema público que assegura a proteção social: “A Conferência é um momento de reconhecimento dos avanços conquistados, mas sobretudo, dos desafios que ainda atravessam o sistema, reafirmando a resistência coletiva”.
Da Campos, também participam do evento diretora de Transferência de Renda e Combate à Fome do município, Kamila Oliveira; gerente dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Verônica Rocha; gerente de Renda e Cidadania, Marcélia Cardoso; supervisora da Gestão do Trabalho e Regulação no SUAS, Darcilene Fiuza; e diretora jurídica da Secretaria
Municipal da Casa Civil, Danielle Guimarães.