Campos – Com base no Dossiê Mulher 2024, o Instituto de Segurança Pública (ISP) aponta que Campos dos Goytacazes é o único município fora da região metropolitana entre os dez com maior número de denúncias de violência contra a mulher registradas pelo Disque Denúncia nos últimos cinco anos. Mas, a tendência é o índice cair, a partir da instalação de um Polo do Programa Empoderadas no município.
A iniciativa é do governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Com o de Campos, já são mais de 60 unidades do Empoderadas em nível estadual. A inauguração está prevista para terça-feira (25), Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher, às 16h, na Academia Gracie Barra, no Parque California (Avenida Felipe Uebe, 510).
Segundo a superintendente de Empoderamento e Equidade de Gênero do Estado e fundadora do Empoderadas, Erica Paes, o espaço irá oferecer aulas práticas com técnicas de leitura corporal para desvencilhamento, além de atendimento com equipe multidisciplinar formada por psicólogos, assistentes sociais e advogadas.
Durante a inauguração, Erica Paes, fará uma apresentação com demonstrações práticas no tatame. Ela adianta que as técnicas de leitura corporal e estratégias de desvencilhamento apresentadas são as mesmas ministradas gratuitamente por professoras do programa, especialistas em diferentes artes marciais, nas aulas semanais voltadas às moradoras da região.
As atividades são focadas na prevenção de violências e o fortalecimento da autoconfiança das participantes. A equipe técnica conta com psicólogas, advogadas e assistentes sociais; estará no local oferecendo acolhimento, orientação jurídica e escuta ativa às mulheres presentes.
REDES DE CONFIANÇA - “O público também poderá participar de rodas de conversa sobre como identificar situações de violência e onde buscar apoio na rede local”, ressalta a superintendente realçando que, além das atividades educativas, serão ofertados serviços gratuitos de cuidado e bem-estar, como maquiagem, trança, design de sobrancelha e massagens.
“Em cada polo do Empoderadas, mais do que ensinar técnicas, construímos redes de confiança. Quando a mulher percebe que não está sozinha, ela se fortalece para reconhecer seus direitos e romper com o ciclo da violência”, destaca Erica Paes. As atividades no polo de Campos começam já na quarta-feira (26), com aulas realizadas sempre às segundas e quartas-feiras, das 16h às 17h30.
De acordo com o organograma, as turmas serão conduzidas por professoras especialistas em artes marciais: “Além das práticas no tatame, as participantes terão acesso contínuo ao atendimento da equipe técnica, formada por psicólogas, advogadas e assistentes sociais, para acolhimento e orientação. Para se inscrever basta clicar no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdPmdOW8QXe3XILdMRgwMgivomdDxBeQHjW2ej5vobK_lBMcQ/viewform.
O levantamento sobre índice de violência contra a mulher apontado no Dossiê Mulher 2024 revela que, de 2019 a 2023, foram 83 ocorrências formalizadas, além de cerca de 3.500 casos de violência física, psicológica, moral, patrimonial e sexual contabilizados pelo apenas em 2023. A partir do Empoderadas, moradoras do município terão acesso a um novo ponto gratuito de acolhimento e fortalecimento.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.