A capacitação de agentes da Defesa Civil aconteceu durante três dias em uma área de apicultura na localidade de Baixa Grande Foto Divulgação
Defesa Civil conclui curso de apicultura e articula providência focada em chuvas
Curso teve objetivo de fortalecer ações envolvendo enxames; emergências para casos de chuvas fortes serão tratadas em reuniões
Campos – Quatro dias depois de concluir (sábado, 29/11) curso de apicultura básica, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Secretaria de Defesa Civil de Campos dos Goytacazes (RJ) programa, para esta terça-feira (2) e quinta (4) reuniões do Grupo de Ações Coordenadas (Grac) focadas em ações intersetoriais de prevenção e resposta a eventuais emergências decorrentes de chuvas fortes.
A capacitação concluída sábado teve carga horária de 24 horas, visando ampliar o conhecimento técnico de colaboradores, voluntários e produtores rurais, fortalecendo as ações de prevenção e resposta a ocorrências envolvendo enxames no município. As atividades foram desenvolvidas durante três dias em área rural da localidade de Baixa Grande.
O secretário, coronel Alcemir Pascoutto, explica que os participantes receberam orientações sobre manejo de abelhas, segurança na atividade, identificação de riscos e boas práticas aplicadas ao meio rural: “O conteúdo contribuiu para aprimorar a atuação em situações que envolvem insetos sociais e para promover maior segurança tanto para agentes públicos quanto para a população”.
Pascoutto realça que a conclusão do curso reforça o compromisso da Defesa Civil com a formação contínua, a qualificação técnica e o desenvolvimento de práticas preventivas: “A iniciativa integra o calendário permanente de capacitações oferecidas ao longo do ano, com foco na preparação de equipes e na disseminação de conhecimento voltado à redução de riscos e ao fortalecimento da comunidade”.
DUAS REUNIÕES - Quanto às reuniões do Grac, estão programadas para começas às 9h: “O primeiro encontro será na sede da prefeitura, nesta terça-feira, com representantes dos órgãos municipais; enquanto a de quinta-feira acontecerá no Centro de Controle Operacional (CCO), localizado no antigo Shopping Boulevard, envolvendo órgãos estaduais e federais, como Polícia Civil e Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Exército, Marinha e outros”, resume o secretário.
“Estamos articulando ações intersetoriais de prevenção e resposta a eventuais emergências decorrentes de chuvas fortes, de modo a minimizar os impactos e otimizar a atuação conjunta dos órgãos municipais, desenvolver ações integradas e protocolos de resposta rápida”, resume Pascoutto frisando que o objetivo é estar preparado para atender a população em casos de necessidades.
“Consideramos de extrema importância a participação dos órgãos no processo de planejamento”, enfatiza o secretário ratificando que a integração entre os diversos segmentos federais, estaduais e municipais são essenciais para garantir a efetividade das medidas preventivas e a rápida resposta às situações de desastre: “Estamos buscando organizar o papel de cada gestor”, conclui.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.