Próximo a um dos PAVEs, entulhos são despejados em área de preservação ambiental na Avenida Arthur Bernardes Foto César Ferreira/Divulgação

Campos – “A responsabilidade quanto ao descarte dos resíduos sólidos tem que ser compartilhada entre o poder público, empresas e cidadãos”. O incentivo é da superintendente de Limpeza Pública, Praças e Jardins de Campos dos Goytacazes (RJ), Simone Muniz, contra descarte irregular de lixo e entulho que acontece, mesmo com 12 Pontos de Entrega Voluntária de Entulhos (PEVE), conhecidos como “entulhódromos” em pontos estratégicos da cidade.
Prática é considerada crime ambiental previsto em Lei Federal e regulamentado pelo Plano Nacional de Resíduos Sólidos, Lei 12.305/2010. Na última quarta-feira (26), agentes da Postura flagraram caminhões despejando resíduos em terreno no bairro Flamboyant, a poucos metros de um dos PEVEs. O caso foi levado à 134 Delegacia de Polícia (DP) Civil do centro.
“Mesmo com sanções previstas para quem descumprir as normas e Campos tendo 12 PEVEs, o flagrante da irregularidade pelas ruas da cidade continua”, ratifica a superintendente pontuando que o motorista de um dos veículos flagrado foi detido e levado à 134 DP para registro de Boletim de Ocorrência”.
O caso foi repercutido nas redes sociais do prefeito Wladimir Garotinho: “O descarte irregular de entulho é um crime que afeta o meio ambiente e a qualidade de vida de toda a cidade. Infelizmente, ainda flagramos caminhões despejando resíduos em áreas públicas, mesmo com 12 pontos de descartes totalmente gratuitos espalhados pelo município”.
O prefeito defende que não se pode permitir que alguns prejudiquem o espaço de todos: “Se você presenciar qualquer irregularidade, denuncie. Cuidar da nossa cidade é uma responsabilidade coletiva”, orienta. Simone reforça: “Infelizmente ainda temos muitas atitudes dessas. Se cada um fizer a sua parte não veremos mais esse tipo de ação, que prejudica todos em geral”.
O número para denúncia de crime ambiental é (22) 98168- 3645 ou (22) 98175 0207. Os “entulhódromos” estão instalados nos bairros Penha, Nossa Senhora do Carmo, Flamboyant, Caju, Julião Nogueira, Goitacazes, Zuza Mota, Parque Rio Branco, Eldorado, Santa Rita (atrás do HGG), Ururaí e Santo Amaro. “Todos funcionam das 7h às 19h, diariamente, inclusive nos finais de semana e feriados”, assinala a superintendente.