A Antônio Augusto da Paz é uma das escolas onde a merenda é destacada pela secretária de Educação Foto Secom/Divulgação
“A refeição principal é acompanhada sempre de proteínas, carboidratos, verduras e legumes, além de arroz, feijão e macarrão, com direito à sobremesa”. Segundo Ivanete, o Programa Nacional de Merenda Escolar está em pleno funcionamento em todas as unidades escolares do município.
A secretária cita como exemplo a Escola Municipal Antônio Augusto da Paz, no Centro da cidade: “O programa promove alimentação adequada aos estudantes das escolas municipais, através de recursos obtidos em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, ajudando a prover o desjejum e refeição de acordo com o turno escolar”.
Outro fato colocado como relevante pela secretária é que “a Secretaria de Educação mantém a regularidade e periodicidade de abastecimento diário de mantimentos para as escolas, variando de acordo com a necessidade do estoque escolar de cada unidade, parâmetros definidos pelos nutricionistas”.
Ivanete Fernandes avalia que para uma escola funcionar, a alimentação saudável complementa a qualidade do ensino: “É por isso que a escola é considerada uma segunda casa; é onde os alunos passam uma boa parte do tempo e criam sua rotina alimentar.
Há uma rotina em torno do recebimento de mantimentos, apontado pela secretária: “Toda terça-feira, nós recebemos frutas, verduras e legumes, que imediatamente são distribuídas para as escolas; fiscalizo tudo”.
A diretora da Antônio Augusto da Paz, Zuita Carvalho da Silva Gomes, endossa as colocações de Ivanete Fernandes: “A merenda e a água em temperatura aceitável durante dias de altas temperaturas estão sendo fiscalizadas diariamente, para que as refeições sejam produzidas de acordo com as recomendações da nutricionista”.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.