Programa foi lançado em abril, com o apoio de profissionais da secretaria de Agricultura Foto Divulgação
Cenário rural ganha força em Carapebus por meio de apoio a pecuaristas
Inseminação artificial, lançada em abril pelo governo municipal, garante mais qualidade genética aos rebanhos
Carapebus – Maior qualidade genética aos rebanhos de Carapebus, ao norte do estado do Rio de Janeiro, é proporcionada pelo governo municipal, por meio de inseminação artificial gratuita. Coordenado pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca em abril, o programa já beneficiou cerca de 30 pecuaristas. A iniciativa tem potencial para impulsionar a economia rural e promover inovação no campo.
Segundo o secretário Murilo Mussi, o município é forte na pecuária e a implantação da inseminação artificial já demonstra retorno consistente, ainda que os resultados variem conforme o perfil de cada propriedade: “Em algumas áreas, os efeitos aparecem em curto prazo; em outras, o impacto positivo se revela de forma gradual, no médio ou longo prazo”.
A variação apontada depende de fatores como o manejo, a genética do rebanho e as condições locais de criação: “Além dos benefícios diretos ao produtor, a ação reflete na economia da cidade, movimentando a cadeia produtiva e gerando novas oportunidades para os trabalhadores do setor”. Mussi pontua que Carapebus se consolida como referência em inovação e valorização do pequeno e médio produtor.
Para se beneficiar do programa o produtos precisa estar com a vacinação do rebanho em dia. A partir de então, é disponibilizado todo o processo de inseminação (da escolha do material genético ao acompanhamento gestacional), com o apoio de profissionais especializados da secretaria.
MUITOS RETORNOS - “Com parcerias estratégicas, o município assegura o fornecimento de recursos e tecnologia, reforçando o compromisso de construir um campo mais produtivo e competitivo”, destaca Mussi comentando que a iniciativa confirma que, mesmo em processo de implantação, é possível aliar tradição e inovação para transformar o presente e o futuro do homem do campo.
“Estamos investindo em tecnologia e inovação para tornar o setor agropecuário ainda mais forte”, enfatiza o secretário resumindo que a inseminação artificial melhora a genética do rebanho, aumenta a produção de carne e leite e dá mais segurança ao produtor. Outro fator relevante é a valorização dos trabalhadores do campo, inclusive incentivando à permanência dos jovens no meio rural.
Na opinião de Mussi, o olhar atento do prefeito Bernard Tavares para o desenvolvimento rural tem sido fundamental para que Carapebus colha resultados expressivos na transformação do cenário no setor. “Esse projeto só é possível graças ao apoio do prefeito. Com planejamento e compromisso, seguimos impulsionando a produção e fortalecendo nossa economia”.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.