Durante o dia, inúmeras atividades foram desenvolvidas pelos alunos, com foco no meio ambiente Foto Kaná Manhães/Semac/Divulgação

Carapebus - Trabalhos executados em salas de aula por alunos de escolas das redes municipal e estadual foram apresentados, terça-feira (8), na III Feira de Educação Ambiental de Carapebus (Feac), em estandes montados na Praça Frei Balthasar, no centro da Cidade.
Realizado pelo governo municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, juntamente com a de Educação, o evento teve como tema ‘Carapebus e o Futuro do Clima, Impactos e Soluções’. A abertura contou com a participação da Guarda Mirim, que se apresentou com a execução dos hinos Nacional e do município.
As boas vindas aos participantes foram dadas pela secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Melina Nascimento; secretário de Educação, Dudu Pontes; e o vice-prefeito, Marcelo Borginho. Além dos trabalhos expostos, houve debates sobre mitigação; justiça climática; transformação ecológica; governança e educação ambiental; adaptação e preparação para desastres.
Além das escolas, também participaram empresas e entidades, como Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (Nupem), Secretaria de Agricultura e Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (Cemaee).
Melina Nascimento destaca a importância de se desenvolver políticas públicas ambientais: “A Feac, pelo terceiro ano, não é simplesmente um evento, e sim uma sensibilização. Isso só é possível graças às parcerias. Dudu Pontes reforça: “O meio ambiente é um tema importante que precisa ser debatido também nas escolas. E é por isso que fizemos essa parceria de meio ambiente e educação, para que nossos alunos tenham experiência”.
DUAS ETAPAS - O secretário defende a Feac como referência regional e estadual: “Que esse momento fique marcado na história dos nossos alunos. Que as próximas gerações estejam habituadas a debater mais o tema meio ambiente e as mudanças climáticas”. Borginho avalia observando: “A população está voltada a aprender mais sobre a importância deste debate, as mudanças climáticas e o quanto isso impacta nosso meio ambiente”.
A feira aconteceu pela manhã e à tarde, com desfile sustentável, realizado pelos alunos da rede municipal de ensino, das escolas Maria Ana Batista, Francisco Borba, Seraphina de Oliveira Fragoso, Davi Lincoln Santos Macebo, Luiz Carlos Fragoso, Salim Selem Bichara, Ana Selem da Silva, Diogo Mancebo Reis. Também houve apresentação cultural sobre o tema ‘Cuidando da Terra’, desenvolvida por alunos da escola Seraphina e Escola Nicolau Zulo.
Os alunos da Escola Estadual Municipalizada Camboim participaram de apresentações teatrais, musicais, coreografias e poesia. Da programação constaram ainda jogo de perguntas e respostas com o Núcleo de Recreação Infantil Catartsorteio de brindes. Estudantes do Colégio Estadual Thomaz Gomes, Emaap, Escola Municipal do Lameiro, Luiz Carlos Fragoso e Salim Selem Bichara foram responsáveis pelo encerramento.