Iniciativa foi discutida em reunião técnica entre coordenação pedagógica e secretário de Educação Foto Divulgação

Carapebus – Com foco na consolidação dos principais eixos que norteiam o aprimoramento do processo educacional, o governo de Carapebus busca alternativas através da qualificação. A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria de Educação, por meio de recomposição da aprendizagem, do alinhamento pedagógico e da análise estratégica dos dados avaliativos.
O secretário Dudu Pontes reuniu os coordenadores pedagógicos sexta-feira (18), para destacar a importância da articulação entre as equipes escolares e o papel do planejamento técnico na superação dos desafios da aprendizagem. Ele defende que o sucesso da rede passa pelo trabalho coletivo.
Pontes entende que são fundamentais o olhar atento às necessidades de cada unidade e o apoio irrestrito do prefeito Bernard Tavares, que, segundo destaca, tem sido um parceiro incondicional da educação: “Agradeço a cada profissional que contribui com responsabilidade e excelência para esse avanço. A recomposição das aprendizagens segue como eixo prioritário da secretaria”.
São priorizadas ações voltadas à identificação e à correção de defasagens de conteúdo, garantindo que os estudantes desenvolvam as competências esperadas para cada etapa da educação básica. “Esse processo tem como base diagnósticos contínuos e acompanhamento sistemático dos indicadores escolares”, relata Pontes.
A reunião tratou ainda do fortalecimento do alinhamento pedagógico entre as escolas, promovendo coerência curricular, continuidade metodológica e uma atuação integrada dos profissionais da educação. O uso técnico das avaliações diagnósticas e formativas foi debatido como ferramenta indispensável na construção de estratégias eficazes.
Trata-se de um apontamento com foco em resultados de aprendizagem e melhoria do desempenho escolar. “A iniciativa evidencia o esforço da Secretaria de Educação em implementar uma gestão educacional eficiente, pautada em dados, escuta qualificada e valorização dos educadores, com vistas à excelência na educação pública municipal”, conclui o secretário.