Várias personalidades participaram do lançamento da iniciativa segunda-feira, no Rio de Janeiro Foto Divulgação

Carapebus´Região – Reforçando compromisso com a educação transformadora e o acesso à cultura de qualidade, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a Motivos Produções lançou segunda-feira (4) a nova temporada do Festival Literário Energia para Ler, com apoio do governo do estado do Rio de Janeiro. O primeiro município contemplado é São José de Ubá, na região noroeste, de 12 a 14 de agosto.
Será no Mercado do Produtor (Ceasa) da cidade, das 8h às 18h, reunindo artistas locais e nomes nacionais, como o ator Ricky Tavares. O festival estará também em Carmo, Petrópolis, Bom Jardim, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena, Duas Barras, Conceição de Macabu, Cachoeiras de Macacu e Carapebus.
O lançamento aconteceu no auditório da Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio, reunindo secretários municipais, educadores, artistas e representantes das dez cidades contempladas neste ano.
Trata-se da quinta edição garantindo literatura, arte e oportunidades para alunos e professores. Já percorreu 35 cidades e tem como tema “Vida é fazer todo sonho brilhar”. Um dos destaques do lançamento foi a escritora e musicista Bia Bedran, além dos autores Flávio Valadares e Rodrigo Lobo.
A proposta deste ano é reforçar o protagonismo do município, com apresentações de teatro, música, dança, artes visuais, literatura e a participação ativa dos alunos das redes municipais de ensino. Também consta da programação o Concurso das Artes Luzes da Cidade.
TRANSFORMAÇÃO - Estarão sendo premiadas produções estudantis nas categorias de desenho, poesia e audiovisual, com bicicletas, tablets e celulares. Haverá distribuição de mais de 30 mil kits literários a alunos e professores.
Dudu Pontes, secretário de Educação de Carapebus, comenta: “É gratificante ver como o governo do estado, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, tem conduzido essa pasta com tanta dedicação, agregando valor e promovendo verdadeiros ensinamentos”.
Pontes realça que educação e arte são pilares fundamentais para a transformação: “Projetos como esse reforçam que estamos no caminho certo". Produtora do festival, Cristina Bastos assinala: “Estamos prontos para mais uma temporada desse movimento que vem transformando as cidades por onde passa. Começamos pelo noroeste, região onde já estivemos nos últimos anos”.
Cristina resume que a programação é para todas as idades: “Valorizamos os artistas locais e também promovemos grandes encontros com nomes nacionais. O ‘Energia para Ler’ é o elo entre a cultura, a literatura e a educação, num resgate do encantamento dos livros em tempos de excesso de tecnologia”, explica.