Treinamento sobre o sistema reuniu coordenadores de saúde, reforçando melhoria no atendimento à população Foto Divulgação

Carapebus - Plataforma digital moderna e de fácil acesso do sistema e-Gestor APS já funciona plenamente na rede de atenção primária da saúde de Carapebus (RJ). Para garantir mais agilidade e qualidade no acompanhamento das famílias cadastradas, o governo municipal
investe em capacitação dos coordenadores.
O e-Gestor APS (moderno e de fácil acesso) é desenvolvido pelo governo federal; nele são centralizadas informações estratégicas. “A capacitação, realizada com a equipe de coordenadores, reforça a importância da tecnologia como aliada no planejamento e na melhoria da qualidade dos serviços prestados à população”, ressalta a Secretaria de Comunicação (Secom).
Segundo a Secom, o sistema apoia gestores e equipes no acompanhamento das famílias cadastradas, garantindo maior eficiência e transparência. Os principais objetivos da ferramenta são oferecer suporte às decisões da gestão, consolidar informações, organizar relatórios e orientar estratégias de cuidado.
Durante a capacitação, os profissionais foram orientados para a necessidade de cadastro no GOV.BR para que seja assegurada maior segurança no acesso aos dados sensíveis de saúde. “Entre as novidades do sistema está o design mais intuitivo e responsivo, que facilita a navegação dos usuários e amplia a adesão entre profissionais da área”, aponta a Secom.
Na avaliação da secretaria, a integração das informações, acessíveis apenas de forma restrita, fortalece a coordenação das ações e melhora a organização do atendimento: “Com a iniciativa, Carapebus avança na modernização da atenção primária, aproximando a tecnologia do dia a dia das equipes e reforçando o compromisso de oferecer serviços de saúde cada vez mais qualificados para a população”.