Procurando felicidade? Então encontre-a onde realmente importa e cuide bem dela. Muitas pessoas se perguntam como alguém pode ser tão alegre. Primeiro, precisamos determinar o que a felicidade significa para nós. Ela é um estado emocional onde muitos sentimentos coexistem, resultando em bem-estar, prazer e contentamento. Para muitos, o prazer é definido pelas conexões com entes queridos e pelas conquistas pessoais. "O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido seca os ossos," recomenda Provérbios 17:22.
Além das posses materiais, nossa felicidade vem das conversas, dos momentos de conexão, das conquistas e até das ambições espirituais que cultivamos. Em muitas culturas, a felicidade é vista como um dos principais propósitos da vida. Mas se cuidamos de tudo ao nosso redor, como uma torneira que vaza ou uma casa suja, negligenciamos o nosso bem-estar espiritual? Precisamos organizar os detritos emocionais que ainda permanecem em nossos corações. O Salmo 139:23-24 nos aconselha: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração... guia-me pelo caminho eterno.”
É impossível comprar felicidade com dinheiro ou status, mas ela pode ser alcançada ao trazer alegria para os outros. Isso gera tranquilidade e ajuda a superar a solidão. “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e mentes em Cristo Jesus,” diz Filipenses 4:7. A paz e a felicidade precisam ser cultivadas juntas, pois estão inextricavelmente ligadas.
A felicidade é como o ouro: nem sempre está visível; precisamos procurá-la e escavá-la. Muitos retratam vidas impecáveis nas redes sociais, mas, nos bastidores, pode haver dor. O Salmo 73:26 nos lembra que, mesmo em nossos fracassos, Ele é a nossa força: “O Senhor é a minha porção.”
O verdadeiro sucesso vem de buscar o prazer no lugar certo, com propósito e coração aberto. Ela não se vende nem se compra. Ela reside nas emoções mais básicas e nos menores detalhes. Para encontrar a felicidade, busque o que faz seu coração vibrar. “Deixo-vos a paz; a minha paz vos dou,” disse Jesus em João 14:27. “Eu não a dou como o mundo a dá. Mantenha seu coração calmo e inabalável. A fonte da verdadeira alegria está dentro.”
Vamos Orar: Senhor, eu oro para que eu possa descobrir a fonte da minha alegria. Que meu coração esteja repleto de alegria genuína e paz, para que eu possa irradiá-la para todos ao meu redor. Ao buscar Tua calma e Tua força, peço que fortaleças a minha alma. Em nome de Jesus, Amém.