Iluminação - Ana Cano Milman
IluminaçãoAna Cano Milman
Por

Pensar na decoração de um ambiente menor pode ser um desafio. Ainda mais se a tarefa for realizada sem a ajuda de um profissional. Mas com as dicas certas é possível aproveitar cada cantinho da casa. Móveis planejados, por exemplo, com mais de uma função e retráteis, são soluções inteligentes que não prejudicam a circulação no ambiente. Existem ainda alguns truques para criar a sensação de ambiente amplo mesmo em pequenos espaços. Um deles é a integração de ambientes na casa. "Integrar ou não ambientes tem muito a ver com a personalidade do morador. Muitos não gostam, pois acham que a privacidade é perdida, por outro lado, a sensação de estar em um ambiente maior é inevitável", explica Tássia Pereira, designer de interiores do escritório TT Interiores. Veja mais dicas:

Iluminação: pode ser pensada de forma que o cômodo pareça mais amplo. Para isso, é indicado o uso de iluminação indireta, com a instalação de arandelas e painéis iluminados nas paredes. Sancas no teto com iluminação indireta, uso de spots embutidos e lustres pequenos também ajudam. "Além da sensação de espaço ampliado, esse tipo de iluminação é capaz de deixar o ambiente mais confortável e aconchegante", afirma Tássia Pereira.

Mobiliário: móveis mais baixos colaboram para que o campo visual do proprietário fique o mais livre possível. Outras itens que auxiliam no aproveitamento do espaço são os mobiliários versáteis e multiuso. São exemplos a cama box baú, mesas retrateis, sofás cama, buffets com portas e gavetas e os gabinetes e nichos para guardar pufes, que são ótimas opções de assentos adicionais. Planejar o mobiliário é o segredo para manter o ambiente organizado e com espaço o suficiente para guardar objetos que ocupam espaço e atrapalham a passagem.

Cores e texturas: cores e texturas da mobília e das paredes influenciam diretamente na perspectiva do espaço. "Paredes com texturas pesadas, como grafiatos e mosaicos de pedra natural, deixam o ambiente menor. Por essa razão, indicamos paredes com cores claras e neutras, bem como as cortinas na mesma linha de cores, evitando segmentação da parede", aconselha a especialista. As cores mais fortes para mobiliários devem aparecer de forma pontual, no estofado de uma poltrona ou em quadros mais coloridos.

Espelhos: os espelhos ajudam a ampliar espaço por conta do reflexo que produzem. O ideal é pensar sempre nas imagens que o espelho irá refletir, dando preferência para o reflexo de áreas amplas, como varandas, corredores. O espelho também pode refletir a luz de janelas ou paredes lisas e claras. "Para isso, eles devem ser grandes, de preferência do chão até o teto", indica Tássia.

 

Você pode gostar
Comentários