A repercussão nacional da sondagem da Paraná Pesquisas, feita a pedido da coluna, sobre a concordância ou não dos brasileiros a respeito da condenação do petista mostra que o ex-presidente Lula da Silva ainda é forte na mídia e na cabeça do povo. E só.
A despeito da iminente decisão do STF sobre a anulação ou não da condenação de Lula, índices mostram que o petista não é tão forte eleitoralmente como anos antes.
...o sonho eleitoral do presidente Jair Bolsonaro, já disse a amigos, que disputará a reeleição, é confrontar com Lula no pleito do ano que vem, se ele estiver ficha-limpa.
Faleceu aos 96 anos em São Paulo o editor e escritor baiano Gumercindo Rocha Dorea, dono da editora GRD, que lançou grandes escritores como Rubem Fonseca, Nélida Piñon, Gerardo Melo Mourão e Ignácio de Loiola Brandão. Foi o pioneiro no lançamento de ficção científica no Brasil e editor de vários livros de Plínio Salgado.
Bons tempos
Gumercindo foi o maior descobridor de talentos literários do país numa época em que a literatura de ficção era valorizada pelas editoras, que hoje focam em best-sellers internacionais visando mercado de mídia.
O ministro Edson Fachin, do STF, reconheceu o pedido de suspensão de ações de despejos e remoções de comunidades quilombolas no contexto da pandemia.
A Prefeitura de São Jerônimo (RS) citou ‘castramento’ de idosos para vacinação contra a covid-19, e a informação viralizou nas redes, corrigida em Diário Oficial.
Taxiando
Quem entende do setor acha que há muito vento e pouca turbina nesse projeto da companhia aérea da Itapemirim, que quer começar a operar com um airbus apenas.
A Mercado Livre está reforçando sua rede de entregas via iFood, Rappi e entregadores autônomos. Circulou na praça que vai acabar com a rede de caminhões. Oficialmente, a empresa avisa que vai manter a logística com as 600 carretas e dez mil vans, investindo em todos os modais.
A Mercado conta hoje com 51 carros elétricos para entregas no Brasil. E emprega 36 mil colaboradores no país, diretos e indiretos.
A Mobills, startup de gestão de finanças pessoais, constatou que os gastos com os principais aplicativos de delivery de comida (Rappi, Ifood e Uber Eats) cresceram 149%. Dezembro foi o mês com mais demanda. O acumulado desde março soma 189% de alta no ano.