Deputada federal Érika Kokay (PT-DF) Divulgação

Brasília - Em meio à série de vazamentos e vendas de informações pessoais, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), criada há um ano “para proteger os direitos fundamentais de liberdade e privacidade”, tem atuado de forma passiva frente às atividades de criminosos. “Não há atualmente investigações sendo realizadas com objetivo de esclarecer o ‘nível de violação de dados’ em plataformas”, posiciona a ANPD procurada pela coluna para esclarecer os recentes vazamentos de dados de sites de e-commerce hospedados no Brasil. O que existem, segundo o órgão, são procedimentos de fiscalização visando apurar infrações à Lei Geral de Proteção de Dados. Até outubro, a ANPD recebeu 150 comunicações de incidentes de segurança, mais de 500 reclamações, denúncias e petições de titulares.
Mais sigilo
Mas a Autoridade não revela o teor das comunicações sob a alegação “de que as informações são protegidas pelo sigilo comercial e industrial”.
Interface virtual
A ANPD garante que fiscaliza casos específicos na prevenção de incidentes e em processos de controle externo promovidos pelo TCU, inquéritos do MPF etc.
Tô on em 2022!
O gabinete da deputada Érika Kokay (PT-DF) - FOTO - manda spam para WhatsApp de cidadãos de Brasília, há dias, sugerindo ao interlocutor acompanhar suas atividades online e atualizar seus contatos num site. Ciente do teor invasivo, a mensagem ainda deixa um recado discreto ao final para “sair”, se não quiser receber mais o informe. Procurada, a deputada, por meio da assessoria, diz que a mensagem foi enviada “por equívoco”.
O povo vem 1
Entidade responsável por receber, contabilizar e divulgar dados da ocupação hoteleira, a regional da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH) do Rio de Janeiro desconversa sobre a taxa de ocupação já confirmada na rede para o Réveillon.

O povo vem 2
Apesar da decisão do prefeito Eduardo Paes de cancelar a festa popular nas praias, as festas privadas – dentro de hotéis, inclusive – estão mantidas. O que, segundo um
empresário do ramo ouvido pela Coluna, não vai afetar as reservas já realizadas.
E você na fila
O único estado onde os funcionários do BB conseguiram liminar judicial para não voltar ao trabalho é o Rio de Janeiro. É o chamado grupo de risco contra a covid-19.
Eles na rua
São os profissionais que, em trabalho remoto, tentam atender clientes. Mas é a mesma turma que não vai titubear em viajar de férias no fim do ano, saindo de casa...
Sistema $$$
Para se ter uma ideia do poder financeiro do Sistema S, que o presidente Bolsonaro jurou investigar (e nada até agora). Um consultor que já prestou serviço com a missão de limpar a imagem de uma Fecomércio relata o que encontrou: R$ 90 milhões repassados por ano em convênios para uma emissora de TV, apenas num estado. No sacrifício, ele cortou os repasses para R$ 20 milhões. E ainda é muito.
Alerta
O STJ soltou alerta sobre tentativas de phishing - técnica usada para enganar pessoas para que compartilhem seus dados pessoais e/ou financeiros - utilizando um e-mail falso creditado ao tribunal. Várias são pedidas pelo e-mail fake [email protected]
Na pista
Apesar das interpretações confusas entre fiscais de estrada sobre a portaria, a ANTT garante que a nova Súmula prevê também a apreensão de veículos, não apenas multas aos flagrados. A conferir.

ESPLANADEIRA
# S&P Global reafirma rating de crédito da Austral Resseguradora e da Austral Seguradora. # Psicóloga Vanessa Jaccoud participa amanhã da webconferência "Diálogos sobre Crianças Transgênero". # Senador Carlos Portinho (PL-RJ) recebe hoje prêmio de melhor parlamentar do Estado do Rio. # Dr. Marcos Vieira apresenta hoje na Comissão de Seguridade Social dados que mostram estrangulamento da diálise pública no Brasil. # Russell Bedford Brasil expande atuação para região Centro-Oeste, com foco no Goiás.