esplanadaIzânio Façanha
Tem mais ingrediente político no pedido de demissão do presidente da Caixa, Pedro Guimarães. Não foram só as suspeitas de amassos oficiais (e extraoficiais) em secretárias que derrubaram o chefão do banco. Economistas da Caixa insatisfeitos com a gestão apontam, entre portas, que Guimarães maquiou números elevados divulgados ao presidente e ao mercado, adicionando vendas de ativos como lucros alcançados em operações de rotina. Ou seja, Guimarães pode ter dado uma pedalada nas contas.
Vai cair o contrato emergencial feito pela atual gestão de Karina Câmara no Senac-DF, sem licitação, conforme reportamos. Preocupada, a direção da Confederação Nacional do Comércio passa a lupa e entrou no circuito: embora cite que as regionais têm
autonomia para gestão, soltou uma nota ontem afirmando que a instituição em Brasília “já está com novo pregão para contratação de plano de saúde pronto para ser lançado no mês de julho”. A conferir.
O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) – que já ocupou poltrona na Casa Alta – terá um páreo duro em Goiás na disputa ao Senado. Seu concorrente direto será o deputado federal João Campos (Republicanos), que conta com o voto evangélico e o voto bolsonarista. Campos e Damares Alves (candidata ao Senado pelo DF) terão, aliás, o mesmo número de urna e farão campanha juntos nas cidades goianas no Entorno da capital federal – onde mora muita gente que vota em Brasília.
Fora do ar...
Diretores dos dois canais estão em pé de guerra “fora do ar”. O que se comenta na praça é que a turma da EBC, com ciúme da TV Escola, tem espalhado que esta acabou, com intuito de tomar os fornecedores do canal irmão. A EBC chegou até a retirá-la da programação. A TV Escola, embora estatal, recebe mais publicidade que o canal do Palácio do Planalto. A EBC custa meio bilhão de reais, e a outra, cerca de 10% disso.
O Brasil é o terceiro país que mais perdeu liberdade de expressão nos últimos dez anos, aponta levantamento da ONG ARTIGO 19 lançado ontem. Atrás apenas de Hong Kong e Afeganistão, o país teve redução de 38 pontos na escala do ranking global que reúne informações de 161 nações em 25 indicadores. Os dados do documento mostram que, de 2015 a 2021, o país caiu 58 posições no ranking, chegando à 89ª posição.
# Ericsson Mobility Report aponta que o 5G somará 1 bilhão de assinaturas até o final de 2022 e chegará 4,4 bilhões em 2027 # Jornalista Fernanda Soares lança dia 10 de julho livro “Tudo o que você sempre quis saber sobre a urna eletrônica brasileira”, na Câmara Municipal de São José dos Campos (SP). # UNIASSELVI e Blog do Enem oferecem curso gratuito preparatório para candidatos ao Exame. # Hospital Alemão Oswaldo Cruz firma acordo com Roche para desenvolvimento de estratégias de saúde digital. # Frente Parlamentar da Economia Verde realiza dia 5 de julho Seminário sobre o tema ESG na Alesp. # Reitor da PUC-Rio, Pe. Anderson Antonio lança hoje a pedra fundamental do Parque de Inovação da Gávea para estimular ideias e startups dos alunos.
Colaboraram Walmor Parente, Carolina Freitas, Sara Moreira e Izânio Façanha (charge)
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.