Ela deixou o canal em 2022Reprodução/Instagram

A dramaturga Maria Adelaide Amaral escreveu diversas novelas consagradas da TV Globo, como "Anjo Mau" (1997) e "Ti Ti Ti" (2010), e expôs sua própria opinião sobre as atuais produções da emissora. A autora deixou o canal no ano de 2022 e, recentemente, lamentou a onda de demissões de profissionais competentes que faziam as novelas acontecerem. Ela também criticou a produção do folhetim da faixa das nove, "Vale Tudo".
Nos últimos anos, o canal dos Marinho tem encerrado parcerias com nomes muito conhecidos, tanto do elenco quanto da equipe de criação. Um caso recente foi o da autora Glória Perez, que se afastou da Globo após ter uma sinopse recusada pela direção. Durante a conversa, Maria Adelaide disse acreditar que essa mudança impactou diretamente na qualidade das novelas.
"Acho que o produto técnico da Globo decaiu muito em função dessas demissões", avaliou. "Essas pessoas fazem falta não só pelo que eram, mas pelo que ensinavam às novas gerações, aos aprendizes. O 'padrão Globo de qualidade' mandou lembranças!", disparou ela, em entrevista ao site NaTelinha.
A escritora também comentou o remake de "Vale Tudo", que está sendo escrito por Manuela Dias. "Compara Vale Tudo de hoje com Vale Tudo de 1988… Você percebe a diferença na direção. As pessoas não têm a mesma competência. Na luz, na qualidade dos cenários, que são precários. Antes, você tinha grandes cenógrafos, diretores de arte e figurinistas trabalhando ali. Foi uma escolha muito ruim da Globo ter se livrado de tanta gente necessária", declarou.