Paulo Betti é acusado de racismo por Milton Gonçalves - TV Globo
Paulo Betti é acusado de racismo por Milton GonçalvesTV Globo
Por O Dia

A coluna procurou Paulo Betti, que está no ar como Miguel, em 'Órfãos da Terra', para esclarecer uma discussão entre ele e um pastor de uma Igreja Universal em Teresina, no Piauí, na última segunda-feira, durante sua passagem pelo estado para se apresentar no espetáculo 'A Paixão de Cristo', em Floriano. De acordo com um vídeo filmado e publicado pelo próprio ator em seu Facebook, ele teve um breve desentendimento com o um dos funcionários do local que não gostou nada de vê-lo filmando o culto.

Nas imagens que não estão mais disponíveis da página de Paulo Betti, mas foram divulgadas com exclusividade pelo site Notícias da TV, alguns fiéis aparecem assistindo uma apresentação do bispo Edir Macedo através de um telão instalado no altar. "Não pode filmar aqui, não", alertou o funcionário. "Por que não?", questiona Paulo. "Porque não, há uma lei, não pode filmar", responde o pastor. "Eu entro na igreja católica e filmo", tenta argumentar Betti. "Mas aqui não é igreja católica", diz o pastor do vídeo. "Ué, mas onde tá escrito (que não pode filmar)? Me mostra", pede Paulo Betti. O funcionário então responde: "Tem ali na parede (e aponta para uma placa). Vamos ali, vamos filmar ali", insiste ele momentos antes de Paulo Betti se retirar do local e encerrar o vídeo.

Em conversa exclusiva com esta colunista, Paulo Betti se pronunciou sobre o caso: "Saí do hotel pela manhã e fui dar uma volta, com curiosidade religiosa, arquitetônica e antropológica, entrei pela primeira vez na Universal. Sentei na última fileira e não vi nenhuma placa proibindo gravar com o celular. Havia um telão e a imagem do 'bispo' Macedo pregava no local do altar principal. Gravei o templo sem causar nenhum transtorno. Segundos depois fui obrigado a parar de gravar, quase derrubaram meu celular. Fui embora. Gosto de entrar em igrejas, gravar, fotografar. Há dois meses gravei missa com muitos bispos na Catedral de Aparecida do Norte. Adoro igrejas e seus interiores. Gosto principalmente das seculares. Sou Ecumênico. A favor da paz", concluiu Betti. 

Através de um comunicado oficial, a Igreja Universal se manifestou sobre o ocorrido, acusou o ator de ser preconceituoso com a igreja e ainda fez um convite para que o artista um dia volte. 

"Talvez Betti não esteja acostumado ou não saiba que um templo religioso é um local de oração, para estar em contato com Deus, e que todas as religiões estabelecem regras de comportamento que os visitantes devem acatar, se quiserem frequentar aquele espaço sagrado. A atitude do ator demonstra o preconceito que muitos brasileiros ainda têm contra a Universal e seus mais de 7 milhões de fiéis espalhados por todo o país. O que se espera é que a TV Globo, empresa que Betti presta serviço há tantos anos, não endosse o comportamento de um ator, cuja imagem se confunde com a dela. Quem quiser entrar em um dos 7.316 templos e catedrais da Universal do Brasil será sempre bem-vindo, mesmo os preconceituosos. Basta respeitar o local e os demais visitantes que lá estiverem. E o ator Paulo Betti pode se considerar formalmente convidado para visitar a Universal de sua escolha. Teremos o maior prazer em explicar o que acontece na Igreja, sobre o Templo de Salomão e sobre o Bispo Edir Macedo. Para ele e para todos, as portas da Universal estarão sempre abertas."

Paulo Betti, por sua vez, disse já ter aceitado o convite: "aceitei o convite da Universal e em breve irei conhecer um de seus templos no RJ e quando for a SP vou conhecer o Templo de Salomão."

Você pode gostar
Comentários