Dado Dolabella posa com Ana Flor - Divulgação
Dado Dolabella posa com Ana FlorDivulgação
Por O Dia
Dado Dolabella está fora da telinha por conta de sua ideologia. "A grande mídia é controlada por essa indústria que assassina e destrói os animais e o meio ambiente e deixa as pessoas 'doentes' alimentando uma outra indústria: a farmacêutica", diz o vegano Dado. Mas o ator já tem uma 'substituta' à altura: a filha Ana Flor, fruto de seu casamento com Juliana Wolter.

Como surgiu essa ideia de colocar sua filha pra seguir seus passos na carreira artística?
A ideia surgiu da própria Ana Flor. Ela vê o carinho das pessoas comigo, as pessoas parando para falar sobre alguma novela que eu tenha feito, algum trabalho... e a arte comunica além do cérebro: ela vai ao coração. Por isso é tão encantadora e tão magnética. Com isso, a Flor se sentiu encantada. Ela pediu primeiramente para a mãe, que comentou comigo que ela queria seguir os passos do "papai" (risos). Foi um orgulho muito grande para mim ver que isso partiu dela. E é minha obrigação realizar os sonhos dela. E fazê-la a pessoa mais feliz do mundo!

O que você acha de ela estar dando esse passo?
Como disse, foi motivo de muita alegria. E vou incentivar sempre que puder.

Imaginava que um de seus filhos seguiria por esse caminho?
Nós sempre criamos uma expectativa de que o nosso caminho é bom, e por isso escolhemos ele, e que alguém, principalmente os nossos filhos, vão seguir ele também (até para não ficarmos sós nele). E confesso que sempre imaginei que alguém iria seguir a carreira artística. E a Flor foi a primeira a demonstrar isso, até porque é a que mais tenho contato, pela boa relação com a mãe.

Você a ajuda em algo? Troca figurinhas? Dá dicas?
Sim. Faço questão de ajudar, mesmo que ela esteja numa fase que sabe muita coisa ou acha que sabe tudo (risos). Ela tem 7 anos e já compõe algumas músicas sozinha. Ela já cantou para mim, achei a letra linda e perguntei de quem era: 'É minha, papai'. Quase enfartei... (risos). Liguei para a mãe, sem acreditar muito, pois podia ser da Maria Gadú, que é madrinha dela. Mas não, era dela (da Ana Flor). E depois disso, já escrevemos outras canções juntos. Temos uma ligação muito forte e maravilhosa.

E seus outros filhos? Não pensam em assumir o lado artístico deles? O que eles acham da irmã seguir por esse caminho?
As mães dos meus outros filhos são mais conservadoras nesse sentido. Elas não gostam nem das publicações de imagens deles. E eu respeito a decisão delas. Enquanto são crianças, se não partir deles esse desejo de explorar o mundo da arte, sempre vou respeitar. Eles trocam os vídeos que fazem, um comenta o do outro...

Vi que você também está agenciado pela mesma agência que a sua filha. Vai voltar a fazer novelas?
Fazer novela, no momento, não é interessante para mim. Até porque todas as emissoras abertas são patrocinadas por aquilo que considero o mal da sociedade, que é alimentação de origem animal. Tenho me afastado da mídia desde que me tornei vegano. Porque a grande mídia é controlada por essa indústria que assassina e destrói os animais e o meio ambiente e deixa as pessoas 'doentes' alimentando uma outra indústria: a farmacêutica. Então, sou contra a quase todos os patrocinadores dessa grande mídia. Estou buscando um caminho alternativo para a minha arte porque não deve ser só um sinônimo de beleza, mas de luz, de informação, principalmente. Espero que um dia eu volte, mas deve demorar!

Você deu uma pausa na carreira artística por qual motivo?
Eu não dei uma pausa na carreira. Eu tenho divulgado a minha arte nas redes sociais. O ator nunca parou de atuar dentro de mim. Inclusive, várias músicas minhas estão no Youtube, Instagram e esse canal alternativo foi o canal me apresentou e trouxe o veganismo, que não é uma dieta. É um movimento político e social.

Quais suas intenções em ser agenciado? Que caminho exatamente você pretende trilhar daqui pra frente?
Para tentar trabalhos. A diretora da Agência Cintra, Aline Cintra, tem o dom de conectar pessoas, clientes e mídias. E o caminho que quero trilhar é levar essa consciência para todos e atuar em mídias que acredito que sejam favoráveis ao meu interesse, principalmente aos meios alternativos, que estão dominando os demais!