A cantora admite também ser insegura e de já ter tomado decisões erradas por ser teimosa
Ela diz que defende a família e não aceita que outras pessoas façam críticas aos seus paisLuciano Belford/Agência O Dia
Por O Dia
Wanessa Camargo sempre foi rebelde. Nunca teve medo de arriscar e é aquela mulher que passa a imagem de ser dona do seu nariz. Mas, não é bem assim. A filha mais velha de Zezé Di Camargo e Zilu Godoi assume ser insegura e de já ter tomado decisões erradas por teimosia. Casada há 12 anos com o empresário Marcus Buaiz, Wanessa revela que enfrentou várias crises na relação e que não tem a garantia que seu relacionamento será para sempre. A cantora se posicionou sobre o imbróglio que não deixa a família Camargo: "Temos nossas diferenças, mas o que não falta é amor entre nós". Ano que vem, ela faz 20 anos de carreira e para comemorar planeja uma nova fase profissional.
Nos dois últimos meses, você lançou duas músicas autorais que fazem parte de um nova fase profissional. Vem álbum novo?
Publicidade
É meu trabalho mais autoral porque virei a principal compositora das minhas músicas. Sempre compus de uma maneira muito tímida. Só que desde o ano passado, eu fui criando coragem e achei que era hora.
Você também mudou gravadora e até trocou de empresário. Tomou as rédeas de sua carreira?
Publicidade
Senti a necessidade de mudar. Reformulei tudo e fui para uma gravadora que trabalha de uma forma independente, onde o conteúdo é mais do artista e era isso que eu procurava.
Você sempre teve uma personalidade forte, e passa uma imagem de independente, dona do seu nariz. Você é assim?
Publicidade
Engano seu. Eu não sou nada determinada e sempre fui muita insegura. Batalhei para saber lidar com essa insegurança. O que poderia passar essa imagem de forte é que nunca travei por falta de segurança.Já tomei decisões erradas na vida e na música por não ter medo e por também ser teimosa.
É rebelde?
Publicidade
Eu sou bem rebelde. Vou contra tudo e todos se eu precisar porque ninguém manda em mim. Mas, olha, eu melhorei muito com o casamento e a maternidade. Passei a entender que tem horas que é preciso fazer pelo outro.
Por conta dessa rebeldia, tudo relacionado a você, principalmente no início de sua carreira, vinha com uma polêmica. Pensando bem continua até hoje, não é mesmo?
Publicidade
Sim, no início foi mais complicado. Tinham dois parâmetros: a Sandy e eu. Uma era obediente, a outra não. Uma mais calma, a outra mais agitada. Algumas revistas fizeram até testes para saber se a pessoa era mais Sandy ou Wanessa... Oi? Alguém sabia ou sabe como eu sou? Foi uma construção de imagem que interessava para mídia naquela época. Eu era muito obediente aos meus pais. Eles só não me controlavam. Se eu tivesse vontade de uma festa, eu ia.
E hoje?
Publicidade
Acho que não existem tantas polêmicas. Hoje, eu e Sandy somos bem parecidas. Somos duas cantoras que se convergem e as coisas mudaram muito, né? Ainda fazemos parte de uma sociedade machista e patriarcal, mas falamos mais sobre todos os assuntos. Os tabus como a virgindade por exemplo, estão caindo.
Você se policia mais em dar suas opiniões ou comentar sobre qualquer assunto?
Publicidade
O tempo inteiro. Muitas vezes, eu quero me posicionar e aí vem um tipo de 'vozinha' dentro de mim pedindo para ficar na minha. Não tenho medo de haters, mas é aquele sentimento de que não vai valer a pena.
Em dezembro, você completa 37 anos e comemora o fato de estar mais madura. Você é muito vaidosa?
Publicidade
Toda mulher é vaidosa. Eu sempre acho que estou gorda e digo que não vou jantar e janto. Digo que estou de dieta e aí vem um brigadeirão, eu como. Adoro comer e como bem. Tenho essa neura de estar acima do peso, mas o meu marido está feliz comigo. Ele me vê pelada e não reclama.
Mas onde você está gorda?
Publicidade
Para falar a verdade, eu sempre tive distorção de imagens com relação ao corpo. Nunca fui confiante de colocar um biquíni e ficar me exibindo.Eu me escondia e me escondo. Tento me desapegar mais dessa coisa de estética e lembrar que o corpo é matéria.
Por falar em vaidade e casamento, já são 12 anos com Marcus Buaiz ou mais?
Publicidade
São 12 de casamento e 14 juntos. Muito tempo para os dias de hoje e vários amigos casaram, se separaram e casaram novamente. Não é fácil. Já passamos raspando e é preciso respirar, pensar no macro, conversar, relevar e ter paciência. Depois dos filhos, o casal tem que ter esse olhar mais para a família e tomar cuidado para não perder o fogo.
Vocês brigam muito?
Publicidade
A gente tem discussões e brigas como qualquer casal. Não tem essa de ser famoso e por isso não tem desavenças.
Tem medo de separação?
Publicidade
Ninguém casa para separar, mas não existe uma garantia de ser para sempre. Mas o que eu sempre vou lutar é pelo núcleo familiar. Independente da minha relação com o Marcus, os meus filhos vão ter sempre uma relação de família com o pai e a mãe se respeitando. Hoje estamos muito bem, mas amanhã não sabemos. Com meu pais foi assim e eu pensei que eles iam ficar para sempre juntos e não aconteceu.
A sua família está sempre no olho do furacão, né?
Publicidade
Pois é. Tudo ganha muito ressonância. Acho que isso acontece porque tem muitos artistas no meio. A minha família é como todas as outras famílias e não é porque você carrega o mesmo sobrenome que todo mundo é igual. Temos nossas diferenças, mas o que não falta o amor A separação dos meus pais causou muito interesse, mas as pessoas precisam lembrar que antes de artistas, eles são seres humanos e como qualquer outro casal teve problemas e aconteceu a separação.
Você é uma filha que toma as dores?
Publicidade
Eu aprendi a me reservar mais. O que eu tenho para falar seja com a minha família ou com qualquer pessoa próxima, eu vou falar de duas formas: ou através da minha música ou no particular. Eu posso falar, criticar e chamar atenção dos meus pais porque sou filha e tenho amor por eles. Outra pessoa, não. Não deixo e compro briga. E isso explica ser a mais cobrada, mas não ligo. Sou mais forte que meu irmão e que a minha irmã por ter sido muito criticada pela mídia lá atrás e então não me abalo facilmente.
Mas está tudo bem entre Zezé e Zilu ?
Publicidade
Olha, a minha família sempre vai estar bem porque a gente se ama. Como filha, amo os meus pais e não me interessa se eles estão certos ou errados porque eu vou estar do lado dos dois. Defendo sempre com unhas dentes porque são os meus e acredito que a maioria dos filhos pensa igual.