Rodrigo Branco e seus amigos famosos - Reprodução de Internet
Rodrigo Branco e seus amigos famososReprodução de Internet
Por O Dia
Na última segunda-feira (30), esta colunista foi surpreendida com o vídeo do ex-diretor de TV Rodrigo Branco distribuindo injúrias raciais numa live no Instagram contra Thelma Assis e Maju Coutinho. A conversa era com a DJ Ju de Paulla e nem o fato de ela ser negra acanhou Rodrigo na hora de dizer suas barbáries. Por aí já percebemos que a noção passou longe. Você pode até falar que foi uma brincadeira, mas não, esse não é o tipo de coisa que se brinca. Não sou negra e nunca vou saber a dor de um negro, mas pelo mínimo de noção e por pensar que o outro tem sentimentos, posso dizer que isso machuca. Logo, não é brincadeira.
Vendo toda a comoção que se formou assim que as primeiras notas sobre o assunto saíram, logo imaginei que atrizes e formadoras de opinião viriam a público para defender suas semelhantes. Ledo engano! O que eu vi foi um silêncio sem precedentes.
Onde estão aquelas mulheres encabeçadas por Fernanda Lima que se reuniram num domingo à noite para criar o 'mexeu com uma mexeu com todas'? Ou o pessoal do 'ninguém solta a mão de ninguém'? Fiquei perplexa que todos que se uniram para subir a hastag 'todos por Maju' ficaram completamente calados e escondidos. Mas saibam: isso nada tem a ver com a quarentena.
Publicidade

Galeria de Fotos

Rodrigo Branco, Simaria e Simone Reprodução de Internet
Adriane Galisteu e Rodrigo Branco Reprodução de Internet
Ivete Sangalo e Rodrigo Branco Divulgação
Luan Santana, Rodrigo Branco e Jade Magalhães Divulgação
Rodrigo Branco Divulgação
Rodrigo Branco e Ludmilla Reprodução de internet
Marília Mendonça e Rodrigo Branco Reprodução de internet
Larissa Manoela e Rodrigo Branco Reprodução de internet
Rodrigo Branco e Alok Reprodução de internet
Bruna Marquezine e Rodrigo Branco Reprodução de internet
Rodrigo Branco, Mirella Santos e Wellington Muniz Reprodução de internet
Rodrigo Branco e Xuxa Reprodução de internet
Bruna Marquezine estava mais preocupada em manter a amiga Manu Gavassi no 'BBB20' e apontar a forma agressiva com que os fãs de Felipe Prior se portavam. Cadê aquela mulher que gosta de se mostrar engajada, que enche a boca para falar de machismo e racismo? Esperei Fernanda Lima, que quando seu programa 'Amor e Sexo' está no ar, faz muito barulho, cobra atitudes, enfrenta a tudo e todos, mas nesse momento, o máximo que fez foi repostar a atriz Cris Viana, que teve sábias palavras.
Publicidade
Uma sensação de incômodo foi tomando conta de mim, pois nem Xuxa - que acabou de voltar de uma missão na África e fez uma revista semanal falando que presenciou o sofrimento de negros no continente africano - soltou uma única frase sobre o ocorrido. Mas a pergunta que não quer calar: com a dor das negras do Brasil você não tem sororidade?
Ivete Sangalo, Anitta, Deborah Secco, o ex-jogador Kaká, Dani Calabresa, Simone e Simária, Adriane Galisteu, Rodrigo Faro, Ceará, Sabrina Sato... Onde estão esses formadores de opinião e que fizeram parte de alguns dos movimentos citados acima? A única a vir a público e repudiar esse ato foi Preta Gil, mesmo sendo amiga de Rodrigo há 20 anos.
Publicidade
Não há como não questionar se o silêncio dessas pessoas (com exceção de Fernanda Lima que nunca usou dos serviços de Rodrigo), não está ligado ao fato do guia de famosos em Orlando proporcionar diversas regalias quando os mesmos estão na cidade. São entradas vips em parques, locações de casas e carros de graça, compras em lojas de eletrônicos e pasmem, até chip de telefone. Larissa Manoela foi mais longe ainda: ganhou um carro de Rodrigo. Será esse o preço para se manterem calados diante de tamanha falta de empatia ao próximo?
Vale lembrar que todos que se calaram mostram aprovar o ocorrido e se tornam cúmplices se voltarem a postar suas maravilhosas férias ao lado do guia, como se nada tivesse acontecido. Não adianta só postar nas redes sociais querendo proteger a população do coronavírus, se quando tem a oportunidade de se posicionar contra outra praga, o racismo, que mata e assola populações, todos se calam. Vocês cometeram um grande erro ao se omitirem, mas ainda dá tempo de mudar e muitos de nós esperamos ansiosamente por isso.