A folha de pagamentos do mês de junho conta com algumas novidades para quem recebe os benefícios do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Isso porque não é apenas o salário que os beneficiários vão receber neste mês. A segunda parcela do abono natalino também será depositada, juntamente com o benefício. No ano de 2023, o Governo Federal resolveu antecipar os pagamentos desse abono para quem tem direito. Confira quem pode receber e consulte as datas.
O recebimento do 13º salário do INSS é de direito de quem recebe algum benefício como a aposentadoria, pensão por morte, auxílio-acidente, auxílio-reclusão, auxílio-doença e o salário maternidade. No caso da aposentadoria e da pensão por morte, o valor corresponde ao mesmo do benefício caso o beneficiário receber há mais de um ano. Mas, no caso dos demais, o valor vai envolver um cálculo mais complexo, que leva em consideração o tempo em que a pessoa está recebendo os valores e qual o seu salário. Contudo, quem recebe Benefício de Prestação Continuada- BPC/Loas não tem direito ao 13º salário.
Quem recebe o 13º salário integral, ganha metade de seu benefício na primeira parcela e metade na segunda parcela, sendo que a segunda conta com o desconto de imposto de renda retido na fonte. Por exemplo, quem ganha um salário-mínimo (R$ 1320), vai receber parcelas de R$ 660.
No ano de 2023, o abono natalino foi antecipado. A primeira parcela foi paga em maio e a segunda está sendo paga em junho. As datas de pagamento seguem o mesmo calendário do benefício, sendo a sua ordem determinada pelo último número do benefício. Em seguida, você pode acompanhar as datas de pagamento desse abono.
Para quem ganha um salário-mínimo as datas de pagamento são, de acordo com o último número do benefício: 1: 26 de junho; 2: 27 de junho; 3: 28 de junho; 4: 29 de junho; 5: 30 de junho; 6: 3 de julho; 7: 4 de julho; 8: 5 de julho; 9: 6 de julho; 0: 7 de julho.
Para quem ganha mais de um salário-mínimo as datas de pagamento são, de acordo com o último número do benefício: 1 e 6: 3 de julho; 2 e 7: 4 de julho; 3 e 8: 5 de julho; 4 e 9: 6 de julho; 5 e 0: 7 de julho.
Para saber mais informações sobre o INSS, economia e finanças, você pode me acompanhar no meu canal no YouTube João Financeira e meu perfil no Instagram @joaofinanceiraoficial.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.