INSS alerta para novo golpeArte: Kiko

O ineditismo nos golpes contra os beneficiários do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) sempre deixa todos surpresos. Pessoas mal-intencionadas utilizam o nome do instituto para enganar os segurados. Agora, mais um tipo de golpe chama a atenção de todos. Os segurados recebem a informação de que seu nome está em uma lista de benefícios negados, mas o INSS declarou que essa lista é falsa. O fato veio à tona após um segurado receber uma notificação judicial em seu nome e visava reverter o indeferimento. Além disso, de que havia uma lista com a relação de benefícios negados.
Após o recebimento dessa notificação, o coordenador de Gestão de Benefícios da Superintendência Regional do INSS no Rio de Janeiro, Flávio Souza, explica que o INSS recebeu uma notificação judicial para que houvesse manifestação do órgão no processo que corre na Justiça a respeito da suposta lista de indeferimentos de benefícios.
Contudo, o INSS respondeu que desconhece a existência de uma lista de benefícios indeferidos. O alerta relacionado à notificação surgiu pelo fato de que o INSS não passa informações sobre os beneficiários para terceiros. Por conta disso, sempre é preciso desconfiar se algum terceiro aparecer oferecendo serviços em nome do INSS.
Além desse golpe, há alguns que são bem comuns contra os beneficiários do INSS, como pessoas se passando por servidores, que vão até a residência oferecer serviços/solicitar dados. O phishing nada mais é que a pesca de informações e dados dos beneficiários através de e-mails ou mensagens de texto. Os golpistas enviam links com o intuito de que os beneficiários cliquem e esses capturam as informações.
Os golpistas, também, frequentemente apresentam documentos falsos ou praticam o roubo de identidade para solicitar benefícios pelo INSS. Por isso, sempre desconfie quando serviços forem ofertados para você em nome do INSS e entre em contato com os canais oficiais da previdência para tirar quaisquer dúvidas.
Para saber mais informações sobre o INSS, economia e finanças, você pode me acompanhar no meu canal no YouTube João Financeira e meu perfil no Instagram @joaofinanceiraoficial.