Giovanna Antonelli, Emilio Dantas e Deborah Secco, protagonistas de 'Segundo Sol' - Divulgação
Giovanna Antonelli, Emilio Dantas e Deborah Secco, protagonistas de 'Segundo Sol'Divulgação
Por

Rio - Se já não bastassem os sobejamente conhecidos e porque alguém, com tempo sobrando, se deu ao capricho de contar, foi verificada a baixa presença de atores negros em 'Segundo Sol', a estreia de ontem na Globo.

Novela, era o que faltava, passou a ser mais um entre os tantos problemas na vida dos brasileiros.

E isto a ponto de o Ministério Público do Trabalho ser levado a entrar na questão, com notificações e estabelecimento de prazo para que em 10 dias se aumente a representatividade racial na trama.

No documento enviado à emissora foram apresentadas, no total, 14 recomendações extensivas a este e demais produtos da casa.

Tudo bem. Não deixa de ser um presta atenção na Globo. Ou uma maneira de, em outras situações, levá-la a conduzir o assunto com maior coerência e cuidado.

Mas também não seria esta uma forma de censura ou de até estimular o preconceito?

C'est fini
Publicidade
A direção da Band tem que agir rapidamente e fazer necessárias correções na sua grade de programação.
Comparando os domingos, 15 de abril, programação antiga, com a nova, deste 13 de maio, a média/dia caiu de 1,7 para 1,1. Queda de 35%, ou seja, 1 em cada 3 espectadores foi ver outra coisa.
Publicidade
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
Publicidade
baterebate
A trilha sonora de 'Segundo Sol' traz este detalhe: pela primeira vez 'Faraó', sucesso de Margareth Menezes, foi gravada em estúdio. Todas as versões anteriores foram sempre ao vivo.
Publicidade
Anitta virou uma máquina de ganhar dinheiro. Agora, entre outras iniciativas, fechou com uma cerveja. De acordo com a marca, ela participará da criação de conteúdo, ações e determinadas campanhas.
José Loreto, Fábio Tokay, Liza Gomes, Cauê Campos e Talita Fusco estarão em 'O Sétimo Guardião', a substituta de 'Segundo Sol'...
Publicidade
... É novela do Aguinaldo Silva, que agora tem prioridade na ordem das produções.
Maria Eugenia Suconic e Cássio Reis começam nesta semana a gravar material para o Miss Brasil 2018...
Publicidade
... A Polishop, parceira da Band na promoção, utilizará um dos auditórios do Riocentro, na Barra, no dia 26 para a realização do evento.
Publicidade
Oficial...
Record e a produtora Cygnus Media ainda não assinaram contrato para tocar a próxima edição de 'A Fazenda'. O assunto, de acordo com as partes, só será discutido após a conclusão do 'Power Couple'.
Publicidade
Extensão do problema
Publicidade
Se a Justiça vier a acatar o pedido do Ministério Público do Trabalho e, daqui em diante, forçar a obediência da representatividade racial em novelas de televisão, a Globo e todas as outras TVs serão conduzidas a trabalhar de maneira bem diferente. Pesquisa do IBGE, em 2016, apontou que 44,2% dos brasileiros são brancos, 46,7% cor parda e 8,2% negros.
Publicidade
Embaixadora.
Cissa Guimarães, uma das apresentadoras do 'É de Casa', será a embaixadora da campanha 'Ação Global 2018'. O evento vai acontecer, dia 26, em 28 cidades e no Distrito Federal. Em 2017, a iniciativa prestou mais de 1 milhão de atendimentos, entre serviços de saúde, cidadania e lazer.
Publicidade
Grade
Publicidade
A propósito do 'É de Casa', o programa terá, sim, edições normais aos sábados durante a 'Copa do Mundo'. Será afetado, eventualmente, quando houver coincidência com alguma transmissão da Rússia.
Publicidade
Inversão
O Brasil, tão conhecido por importar formatos de TV, também vai exportar. A produtora Formata, da Daniela Busoli, já recebeu sondagens em torno do 'Fábrica de Casamentos', aqui, em exibição no SBT.
Publicidade
... E oficioso
Publicidade
Alguns setores da Record, no entanto, não trabalham com a possibilidade de uma 'Fazenda' para este ano. Só em 2019, devido ao excesso de realities. É bom lembrar que entre as programações para o segundo semestre, são confirmadas as produções de 'All Together Now', do Gugu Liberato, e um novo 'Dancing Brasil', da Xuxa. Resta saber, como outra pergunta, o que será feito do Marcos Mion?
Publicidade
Exportação
A Visionary Thinking, uma das principais distribuidoras de conteúdo de entretenimento do Leste Europeu, vai levar a série 'Nada Será como Antes', com Murilo Benício, Débora Falabella e Bruna Marquezine, para a Sérvia. Já foi fechado acordo de licenciamento com a Globo.
Publicidade
Questão de agora
Publicidade
O que também chama atenção é o porquê de todo esse assunto ser despertado apenas agora em 'Segundo Sol'. Diriam alguns, porque sempre é tempo. Antes, vale lembrar, 'O Bem Amado' e 'Gabriela', nas duas versões, se passaram na Bahia e sem a agora reclamada representatividade racial.
Você pode gostar
Comentários