Por Flavio Ricco

É meio que patinar no gelo falar do avanço da tecnologia ou das consequências que as novas plataformas e redes sociais vieram exercer na vida de todos nós. Nem tem como negar. O que se verifica é o grande erro na previsão de muitos de que isto, um dia, pudesse colocar em risco a existência da TV aberta.

O que se constata e se sente é exatamente o contrário. O sistema convencional continua como principal negócio do mercado e não é à toa que esses novos meios, o tempo todo, curvam-se a ele. Olha o sucesso que foi a implantação do digital no País, com a mobilização de vários setores, incluindo Governo.

E exemplos que sobram.

Ontem, como um dos principais assuntos do dia, foi anunciado o acordo entre Rede TV! e a DAZN para a transmissão da Sul-Americana e campeonato Italiano.

Qual foi o meio encontrado por este serviço de streaming para aumentar sua visibilidade por aqui? A TV aberta!

O Grupo Globo, como estratégia para alavancar o Globoplay, o que faz? Usa a televisão aberta e vai disponibilizar inclusive conteúdo na íntegra, caso da primeira temporada de “Ilha de Ferro”.

E assim vai indo...

 

Quer mais? 

No Twitter, a televisão e seus produtos sempre aparecem entre os assuntos mais comentados.

O fato é que com novas plataformas ou serviços, a TV aberta segue disparada na preferência de todos, como veículo de informação e entretenimento. Enquanto alguns colocam as novas plataformas como “próximo passo”, elas ainda recorrem à boa e velha TV aberta para se promover.

 

Bom esclarecer

Ainda sobre as transmissões da Sul-Americana e do campeonato italiano na Rede TV!, durante todo o mês de fevereiro este trabalho estará a cargo da equipe da DAZN – entenda-se Eduardo Monsanto, Andrei Kampf e Leandro Mamute.

Mas em março, também se prevê o aproveitamento do pessoal da Rede TV!, Silvio Luiz, Juarez Soares, Ceará e companhia bela.

 

Escala - 1 

Neste próximo domingo, depois de cinco anos, Milton Leite voltará a narrar jogos na TV Globo.

Vai transmitir Ferroviária e Palmeiras, com comentários do Casagrande.

 

Escala – 2 

Cleber Machado, um dos titulares da TV Globo, já está devidamente escalado para ser uma das atrações do “Ding Dong” no próximo “Domingão do Faustão”.

O conhecimento musical do Cleber, procedência à parte – filho do Clodoaldo José, radialista e jornalista, também vem do muito tempo que ele trabalhou como coordenador de programação nas emissoras de rádio. Bandeirantes e Globo, entre elas.

 

A propósito 

Está praticamente acertada, conforme a coluna pode apurar, a renovação de contrato do narrador Milton Leite com o Grupo Globo.

Tudo conversado e combinado. Só falta assinar.

 

Virou novela 

O SBT desligou seu sinal da parabólica há quase um mês, sem qualquer aviso, e deixou meio mundo na mão.

São muitas as reclamações das pessoas prejudicadas, inclusive de que não há nenhuma resposta para as suas consultas. Custa ser mais atencioso?

 

Audiência 

Na ESPN Brasil, a transmissão de Barcelona e Real Madrid, primeira semifinal da Copa do Rei, quarta passada, além da primeira colocação no sistema fechado, registrou a maior audiência entre os eventos esportivos transmitidos em 2019.

Quase 1 milhão de pessoas assistiram ao jogo. Parece irreversível, e cada dia maior o interesse do torcedor brasileiro pelo futebol internacional.

 

E o detalhe 

O número de pessoas que assistiram Barcelona e Real Madrid também superou o Super Bowl, decisão da temporada da NFL, exibida pela mesma ESPN na última semana.

No dia 27, Barça e Real voltam a se enfrentar para decidir vaga na final da Copa do Rei. Na mesma semana, dia 2 de março, um novo duelo, desta vez pelo Espanhol.

 

Não muda 

Na transmissão do “Oscar”, no próximo dia 24, a Globo vai repetir o mesmo pessoal do ano passado.

Apresentação de Maria Beltrão, com comentários de Dira Paes e Artur Xexéo. 

 

Virada

Stela, personagem de Vanessa Giácomo, também sofrerá mudanças nos próximos capítulos de “O Sétimo Guardião”. Efeito da entrada de Tuca Andrada na trama.

 

Bate – Rebate 

· O “Super Models”, da Rede TV!, completou três meses de reprises. Inexplicável.

· Globo e Google fecharam parceria em serviço de “uma” assistente de voz para celular envolvendo “Malhação” e novidades da novela.

· Gloob adquiriu 13 novos episódios da série “Alvin e os Esquilos”.

· Além de Verônica Debom, outra ex-“Tá no Ar” fechou com a Globo para a próxima novela das seis, “Órfãos da Terra”: Luana Martau...

· ... Latifa será sua personagem na história de Thelma Guedes e Duca Rachid...

· ... Autoras que farão uma forte aposta na comédia, além do drama.

· Ainda sobre esta mesma novela, a Globo não confirma a entrada de Guilherme Fontes em seu elenco.

· O vai e vem da Luiza Tomé em “O Sétimo Guardião” continuará até o final da novela...

· ... A sua personagem, de novo, saiu um pouco, mas irá retornar lá na frente.

 

C´est fini 

Dia difícil. Nunca foi tão complicado escrever esta coluna e cumprir com o nosso dever de cada dia. Ricardo Boechat, antes de ser uma referência e um grande jornalista, era um amigo querido.

Duro encarar. Até amanhã.

Você pode gostar
Comentários