Record tem um jeito só dela para divulgar audiência

Por Flavio Ricco

Indiscutível o crescimento da Record em algumas faixas de horário, especialmente durante a exibição do “Balanço Geral”, em São Paulo, no meio do dia, ou com o “Cidade Alerta”, final de tarde e começo de noite.

Verdade também que esses resultados têm incomodado a concorrência, de modo especial a Globo, acostumada a liderar em todos os horários.

A Record só erra, e erra feio, quando insiste no absurdo de tentar colocar na cabeça do mercado que a audiência de TV é medida entre 7h da manhã e meia-noite. Uma invenção do jornalista Ricardo Frota, quando ele ainda cuidava da sua Comunicação, para tentar mascarar os resultados ruins da igreja na madrugada.

Num passado bem distante, quando não dispunha de tecnologias mais avançadas e a aferição ainda era de casa em casa, o Ibope divulgava apenas resultados das 6h00 às 24h00.

Mas isso há muito tempo deixou de ser desse jeito, como também tem várias décadas que a medição passou a acontecer minuto a minuto, nas 24 horas. O dia todo, portanto...

 

Conveniência 

Para a Record, porque a igreja sempre estará lá, prevalece o “método Frota” de divulgar audiência, com isto desrespeitando tudo que a televisão apresenta, inclusive ela própria, entre programas e anunciantes, antes de 7h da manhã e depois da meia-noite.

Uma coisa é uma coisa, mas outra coisa também é outra coisa. Os bons resultados devem ser aplaudidos e reconhecidos, como tem que ser condenada toda e qualquer forma de querer mascarar a verdade.

 

Só mais uma coisinha 

Se a Record insiste em desconsiderar o Ibope da madrugada, como é possível justificar os tantos milhões de reais que a igreja põe lá dentro todo santo ano?

Será que alguém explica?

 

Vai fazer falta 

Agora, percebe-se, a Globo se precipitou ao deslocar Fernanda Gentil para o Entretenimento.

Ainda sem projeto ou qualquer perspectiva de apresentar um novo trabalho, ela faz falta ao jornalismo/esporte. No mundial feminino que vem aí, sem dúvida, a sua presença seria das mais importantes.

 

Jornalismo 

No “Jornal da Band”, a partir desta quarta, a série especial “As mulheres na Igreja”.

Em três episódios, a repórter Sônia Blota discute a importância de mulheres como Maria e Maria Madalena no nascimento do Cristianismo.

 

De volta 

Na tarde deste domingo, Márcio Garcia passa a comandar mais uma temporada do “Tamanho Família” na Globo. Na imagem, ele mostra os cartões que vão ajudar os convidados a traçarem suas estratégias a cada brincadeira.

O cenário também traz novidades, e agora coloca as duas famílias juntas, lado a lado, no palco.

 

Toque diferente 

Sempre que possível, os repórteres do “Jornal da Record” irão aparecer no estúdio para interagir rapidamente com os âncoras e “chamar” seus trabalhos especiais.

Isso já aconteceu, por exemplo, com Thais Furlan na segunda-feira em função de uma reportagem em San Marino.

 

No capricho 

É de se louvar o esforço do pessoal do “Conversa com Bial” e dele próprio neste início de temporada do programa. Só boas entrevistas. E Murilo Benício como penúltimo exemplo, na segunda, madrugada de terça.

De se lamentar apenas o seu horário, nunca o mesmo e, às vezes, depois de uma e meia, quase duas horas da manhã.

 

Dupla de dois 

Inseparáveis, Lívia Andrade e Leo Dias passaram parte do dia de ontem gravando o “Jogo das Três Pistas” do “Programa Silvio Santos”.

Foi um jogo de provocação o tempo todo. Não está certo ainda, mas deve ir ao ar no próximo domingo.

 

E olha 

Os dois, Lívia e Leo, anunciaram durante o programa que irão começar a gravar um reality show na casa dela, para exibir no Youtube.

Já há algum tempo o Leo está como hóspede da Lívia e agora resolveram mostrar como é a convivência deles.

 

Foi lá 

O “Profissão Repórter” volta ao ar nesta quarta-feira destacando uma viagem de Caco Barcellos, Erik Von Poser, Mayara Teixeira e do repórter cinematográfico Eduardo de Paula a Moçambique.

Foi um dos países atingidos pelo ciclone Idai, no mês passado.

 

Bate – Rebate 

· Globoplay anuncia para o dia 26 a entrada de todos os episódios da série “Deadly Class”.

· Marcado para 6 de junho, o lançamento nos cinemas de “Socorro, virei uma garota!”...

· ... É uma comédia com Thati Lopes, Victor Lamoglia, Léo Bahia, Manu Gavassi, Vannessa Gerbelli, Nelson Freitas, Kayky Brito, Lua Blanco, Lipy Adler e Bruno Gissoni...

· ... Roteiro de Paulo Cursino e direção de Leandro Neri. O trailer do filme foi postado sexta-feira na internet.

· Por enquanto continua tudo gravado...

· ... O retorno do “Superpop”, ao vivo, está marcado para a outra quarta-feira, 24.

· A Rede TV! está promovendo esta semana uma ação de Páscoa que visa atender 13 instituições e ONGs beneficentes...

· ... A iniciativa conta com a participação de apresentadores na distribuição de mais de 4.500 ovos.

· O cenário do “Aqui na Band” foi construído fora da emissora e está praticamente concluído...

· ...Esse programa de Silvia Poppovic e Luis Ernesto Lacombe terá uma música de abertura, instrumental, ainda sendo produzida. Parece que estreia mesmo dia 29. 

 

C´est fini 

Em substituição a Patrícia Abravanel, mamãe pela terceira vez na segunda-feira, Silvio Santos resolveu adotar um rodízio para ocupar o lugar dela durante os próximos quatro meses.

Vai começar com a Mara, que irá se revezar com a Maisa. Grava nesta quinta-feira.

 

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Comentários