Por Flavio Ricco
A dramaturgia da TV Globo acaba de aprovar projeto de série sobre a vida e carreira de Janete Clair, autora de grandes sucessos, como “Véu de Noiva”, “Sangue e Areia”, “Irmãos Coragem”, “Selva de Pedra”, “Pecado Capital”, “Pai Herói” e tantos outros.

Uma das maiores de todos os tempos.

Nasceu em Conquista, Minas Gerais, morou com a família em Franca, começou a sua carreira como radioatriz em São Paulo, mas foi na TV Rio – “Nuvem de Fogo”, em 1963, que ela escreveu o seu primeiro trabalho para a televisão.

Durante muitos anos, dividiu com o marido Dias Gomes os principais horários de novelas da Globo.

“Janete”, título ainda provisório, será uma série em 10 capítulos, escrita por Newton Moreno, Renata Dias Gomes e Guilherme Vasconcelos, com direção de Denise Saraceni.

Ainda não tem elenco proposto.



Documentário

O casal Thiago Lacerda e Vanessa Lóes participa do documentário “Aquele Abraço”, dirigido pelo ator Ronan Horta, atualmente em “Malhação”.

Mateus Solano também gravou este projeto independente, ainda sem veículo de exibição, que visa conscientizar o público sobre problemas socioambientais.


Chumbo trocado
Ninguém confirma nada com nada, mas se comenta é que alguém teria ligado para Fabíola Reipert e sondado a possibilidade de ela trocar a Record pelo SBT.

E o mesmo teria acontecido com o Leo Dias, no sentido contrário. Mercado bem alvoroçado.



Ordem dos trabalhos

Até o final do mês, comecinho de julho, o SBT vai encerrar os testes com crianças e adolescentes para a novela “Patinho Feio”.

E serão iniciados, imediatamente, para o elenco adulto.



Digno de nota
Publicidade
Houve momentos de pastelão a visita do Neymar, pai, segunda, na Band.

O combinado era a sua participação apenas no programa da manhã. Para evitar as tentativas do jornalismo e esporte, foi necessário usar algumas salas como esconderijo.


Pode isso, Arnaldo?

Errado, errado, pode até não estar, mas não deixa de ser algo descuidado e pouco criativo.

Na visita do pai do Neymar ao “Aqui na Band”, o crédito foi meio que de mau jeito.



Novas homenagens

Os humoristas David Pinheiro e Eliezer Motta foram chamados para uma participação especial na nova temporada da “Escolinha do Professor Raimundo”.

Serão homenageados pelo trabalho como Armando “Sambarilove” Volta e Seu Batista, respectivamente, no original do programa.

Antes deles, gravaram Orlando Drummond, Pedro Bismarck e Nizo Neto.



Não tem nada

Data hoje, não existe qualquer iniciativa que indique a volta da Liga dos Campeões para qualquer canal aberto na próxima temporada.

O que se comenta, com insistência, mas também sem confirmação, é que isto seria uma exigência da patrocinadora Heineken.



Em questão

Na Band, em meio a tantos malabarismos, com demissões pipocando quase todos os dias, a grande questão é a posição do atual diretor artístico, Patricio Diaz.

Se vai deixar ou continuar na função.


Paola

Na próxima terça-feira, faixa da meia-noite, o Canal Brasil estreia o programa "TransMissão", comandado por Linn da Quebrada e Jup do Bairro. Paola Carosella, do “MasterChef”, será a primeira convidada.

“A cozinha para mim foi um local de cura e eu vi muitas pessoas se reconstruindo e se curando dentro da cozinha. Na profissão mesmo, como ninho que acolhe...”, declarou Paola na gravação.


Primeiros trabalhos
A Record grava nesta quarta-feira, em São Paulo, uma série de chamadas com os 13 participantes da nova temporada do programa “Dancing Brasil”.

Eles também iniciam agora um workshop com a equipe, para, entre outras coisas, conhecerem todo o processo desse reality. A gravação da abertura, com Xuxa, ainda não tem data.



Bate – Rebate

· Na RICTV, a Record em Curitiba, além do novo estúdio, o jornalista Guilherme Rivaroli assume o “Balanço Geral”.

· ... E a ex-miss Brasil, Valquiria Melnik, vai com a “Hora da Venenosa” até 15 horas.

· Nesta quarta-feira, às 10 horas, na sede da Alfândega de Foz do Iguaçu, a Polícia Federal vai destruir mais de 12 mil caixas piratas de TV por assinatura...

· ... Um trabalho realizado em conjunto com a ABTA -Associação Brasileira de Televisão por Assinatura.

· Ainda como parte das comemorações do seu aniversário, dia 10, no Masp, haverá o lançamento do livro “TV Cultura 50 anos”.

· Definitivo: Globo deixou para o ano que vem a segunda temporada de “Pais de Primeira”.

· Maurício Arruda é quem está fazendo a direção do “Que história é essa, Porchat” para o GNT.

· Janaina Xavier, afastada por problemas médicos, mas já em rápida recuperação, voltará na segunda que vem às suas atividades no SporTV.

· CNN Brasil anunciou ontem as contrações de Evaristo Costa e William Waack.


C´est fini

Anderson Muller saiu da Globo para fazer “O Rico e Lázaro”, na Record, e nessa volta, grava como Antonio, irmão de Paloma(Grazi Massafera), em “Bom Sucesso”, a próxima das sete.

O personagem é um eternamente desempregado, que vive de bicos.



Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!