Por Flavio Ricco
Já de algum tempo, mas muito mais agora, a nossa vida cultural tem enfrentado enormes dificuldades, que tornam inviáveis os lançamentos de novos trabalhos.

Um drama que ninguém sabe mais como enfrentar.

As grandes redes de televisão, e por aí todas se incluem, passaram a se valer do sistema de parcerias para viabilizar alguns dos seus projetos, em especial os relacionados com a dramaturgia.

Mas as dificuldades enfrentadas para a liberação de verbas, mais que um enorme desestímulo, passaram a jogar contra a grande maioria dessas iniciativas.

Um, entre esses tantos casos, é a série “Z4”. Realizada pelo SBT e Formata, indicada ao Emmy e uma das finalistas do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, corre sério risco de não realizar novas temporadas.

De acordo com os diretamente envolvidos, não há, dentro do atual cenário, a menor condição de nem ao menos se planejar qualquer coisa. Já exibido no SBT, Disney e Netflix, por questões burocráticas da Ancine, a Formata não recebeu até agora os R$ 2 milhões da sua produção.

Nessas condições ninguém se atreve a fazer nada.


Olha só

Claudio Petraglia, 89 anos, maestro, compositor e um alguém com a vida inteira dedicada ao mundo das artes, foi convidado por Johnny Saad e está novamente prestando serviços na Band.

É o mesmo entusiasmado de sempre.



Primeira encomenda

Aliás, nesta sua volta à Band, Petraglia já se dedica a um trabalho muito especial.

A sua primeira missão é produzir um documentário sobre Cacilda Becker, no ano do cinquentenário da sua morte, e que é até hoje considerada uma das maiores atrizes do teatro brasileiro.



Dupla de hoje

Sandro Dalpícolo, da RPC, do Paraná, e Luana Borba, da Rede Amazônica, do Amazonas, neste sábado, formam a terceira dupla a apresentar o “Jornal Nacional” no rodízio comemorativo dos 50 anos do jornal.

A ação, que começou no dia 31 de agosto e vai até 30 novembro.



Caminho de volta

Na Band que deu certo, o jornalismo e esporte sempre tiveram prioridade.

E não é que, aos poucos, isso está voltando. Hoje, contando tudo, inclusive as suas recentes estreias, os telejornais passaram a ocupar 12 horas da grade diária. Fora os boletins.



A propósito

Rodolfo Schneider, escolhido para substituir André Luiz Costa na direção executiva de jornalismo da Band, vai assumir oficialmente o seu cargo no próximo dia 20.

É o tempo necessário para providenciar sua mudança em definitivo para São Paulo.



Rádio Camanducaia

Uma das maiores atrações do “Show de Rádio”, do Estevan Sangirardi, foi a Rádio Camanducaia, criada pelo Odayr Batista que recentemente nos deixou.

Alguns desses áudios ainda são possíveis de ouvir.



Só por acaso

Mas os últimos acontecimentos, essa chegada da CNN Brasil e as informações sobre as suas tantas contratações – incluindo por aí o recente caso do Cesar Tralli, fazem lembrar a Rádio Camanducaia.

Cujo slogan era “quando não tem notícia, nóis inventa”.



Lugar reservado

Globo está confirmando a autora Cláudia Souto na fila das 19 horas.

“Amor em Ação”, título provisório da sua novela, está aprovada e em desenvolvimento, já com vários capítulos escritos. História ambientada no Rio.



Trabalhando o elenco

“O Selvagem da Ópera”, supersérie sobre a vida de Carlos Gomes, escrita por Maria Adelaide Amaral, ainda não tem o seu elenco totalmente fechado.

Ao contrário. A diretora Denise Saraceni tem trabalhado, inclusive, na escolha de alguns protagonistas. Vale lembrar que Alice Wegmann, Marjorie Estiano e Júlio Andrade, inicialmente escalados, não irão fazer mais.


Espaço à disposição

A TV Cultura, sob a gestão de José Roberto Maluf, agora aposta na locação de estúdios e do seu teatro para produtoras, artistas e empresas que queiram realizar seus trabalhos.

Personalidades como Cláudia Raia e Jarbas Homem de Mello, além da Maurício de Sousa Produções, são alguns dos clientes que utilizaram recentemente as dependências da Fundação Padre Anchieta, na Água Branca.



Gravação

O ex-jogador do Inter, Tinga, será o entrevistado do “Grande Círculo”, do SporTV, em gravação da próxima semana.

Além dos momentos da sua carreira, um dos assuntos será o racismo no futebol. Apresentação do Milton Leite.



Bate – Rebate

· Há uma expectativa das mais interessantes na Globo em torno do reality “Mestre do Sabor”...

· ... O programa, que terá apresentação de Claude Troigros, teve sua estreia confirmada para 10 de outubro...

· ... Exibições às quintas-feiras, na terceira faixa de shows.

· Neste domingo, 8h da noite, na TV Cultura, como convidada do “Metrópolis”, Irene Ravache vai falar do espetáculo “Alma Despejada”.

· Debora Secco fez o “regime do engorda” para seu próximo trabalho na novela do Daniel Ortiz...

· ... Mas nem por isso deixa de lado a sua sessão de malhação diária.

· A atriz Letícia Lima está recebendo uma atenção especial, durante as primeiras gravações de “Amor de Mãe”...

· ... Na substituta de “Amor do Pedaço”, Letícia será Estela, uma comandante de avião...

· ... Até mesmo algumas expressões, comuns entre os pilotos, serão usadas por ela...

· ... Trabalhos, por enquanto, em externas. Estúdios ainda não.



C´est fini

Assim como o jornalismo, o esporte vem merecendo especial atenção do alto comando da Band.

A ideia, aos poucos, é voltar ao que foi no passado, embora as dificuldades com a questão dos direitos, agora, sejam muito maiores. A ideia é se valer sempre mais do sistema de parcerias.



Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!