Malhação: Vidas Brasileiras - Sergio Zalis /TV Globo
Malhação: Vidas BrasileirasSergio Zalis /TV Globo
Por Flavio Ricco
Entre 7 de março de 2018 e 15 de abril de 2019, a Globo exibiu “Malhação: Vidas Brasileiras”, escrita por Patrícia Moretzsohn e protagonizada por Camila Morgado, no papel de Gabriela, uma professora que também procurava ajudar seus alunos em diversos problemas pessoais. A temporada em questão apostou na adaptação do roteiro de uma série canadense, 30 Vies(30 Vidas), de Fabienne Larouche, e pela primeira vez recorreu a um formato não-inédito. A experiência foi bem avaliada, internamente.

Dito isto, já há alguns dias corre a informação nos bastidores do Grupo Globo sobre o interesse da casa em, futuramente, avaliar outros roteiros de fora, para transformá-los em novelas tradicionais ou de duração reduzida (50 ou 60 capítulos), nesse caso, sob encomenda para a plataforma de streaming Globoplay. Um claro sinal de alerta aos nossos autores, cujos trabalhos já não empolgam como antes e são alvos de constantes críticas.

Essa possibilidade de se abrir ainda mais para o mercado internacional também pode estar ligada ao novo modelo de negócio do Grupo Globo, que inclui parcerias na dramaturgia com gigantes como a Sony Pictures Television. A “aquisição de diversos tipos de direitos necessários à produção audiovisual, principalmente em esporte e ‘entretenimento’”, foi destacada em recente comunicado sobre a nova estrutura. A Globo ainda não se posiciona oficialmente sobre o assunto.

Terra arrasada 1

Na sexta-feira, 22, chegou ao fim mais uma edição da “Mip Cancún” no México.

E com dezenas de produtoras brasileiras por lá, o assunto não poderia ser outro: a situação caótica da Ancine, a agência nacional do cinema, com os tantos projetos absolutamente parados.



Terra arrasada 2

O bloqueio da liberação de recursos tem levado, cada vez mais, produtoras a demitir profissionais. Segundo apuração dessas empresas, há R$ 1,5 bilhão em caixa esperando para entrar na economia brasileira.

Complicado ver um mercado que gera mais de 300 mil empregos nessa situação.



A Presepada

A Globo exibe dia 17 de dezembro, como parte de sua programação de fim de ano, o especial “A Presepada”. Segundo a emissora, o elenco e a equipe de produção são compostos por pernambucanos, e conta uma história leve e divertida ambientada na fictícia cidade Belém de Nazaré.


No programa, um jovem que, acusado de golpismo e estelionato, teve a sua vida transformada ao fugir da polícia e se passar por um frei em outra cidade.


Troca de esposas

O casal Rafael Ilha e Aline Kezh se prepara para mais um reality show na Record.

Depois do “Power Couple”, chegou a vez da nova temporada de “Troca de Esposas”, já em tempo de gravações.
Publicidade

Concluído

O humorista e apresentador Gustavo Mendes fechou mais uma temporada de gravações do programa “Xilindró”, do Multishow. Interpretando nova personagem, a diretora do presídio, Lázara Camburão, ele garantiu muitas risadas nos bastidores dos estúdios, no Rio.


Fininho
A propósito de Gustavo Mendes, ele já eliminou 60 quilos com a cirurgia bariátrica que realizou em agosto do ano passado.

“Ficar magro também ajuda na formação de personagens”, comenta o ator, que continua viajando pelo país com o espetáculo “Di Uma Vez Por Todas”.
Publicidade

Esperando

No SBT, oficialmente, nada se fala sobre segunda temporada do programa “Famílias Frente a Frente”.

Agora, se o fator comercial for colocado na balança, e mantidos os atuais patrocinadores, Tiago Abravanel e Endemol Shine já estão garantidos em 2020.



Animal em extinção

Os agentes de atores estão encontrando sérias dificuldades para fechar contratos longos (3 ou 4 anos) com TVs como Globo e Record. São raros os casos de sucesso porque o vínculo a perder de vista deixou de ser interessante para as emissoras.

Daí o interesse em manter apenas um número “estratégico” de talentos sob contrato.

Além disso

No campo da dramaturgia, por exemplo, a Globo simplesmente não tem concorrentes no país – e isso não é de hoje. O artista pode ir e voltar, que vai dar na mesma. Um desfalque não irá abalar o seu domínio, uma vez que sua estrutura sempre irá falar mais alto.

Veja o caso de Rodrigo Santoro, considerado uma estrela internacional. Quando quer fazer novela ele procura...a Globo. De qualquer forma, é sempre importante também elogiar os esforços de Record e SBT.
Publicidade


Contramão

Olha só que interessante. Enquanto muitos apontam demissões em um ou outro setor da Globo, a equipe do “Se Joga” recebeu reforços recentemente.

Existe o claro desejo em colocar o programa no trilho.



Lançamento

Lavínia Vlasak nos bastidores da novela “Bom Sucesso”, da Globo.

Nos próximos dias, Natasha, sua personagem, lança livro sobre moda pela editora Prado Monteiro.



Bate – Rebate

· Bosco Brasil assina o roteiro de “Dependentes”, série que estreia no canal Futura dia 27, às 23h, com direção de Marco Altberg...

· ... Tema pouco debatido, a dependência química será discutida a partir dos conflitos vividos não só por quem é dependente, mas por quem convive com ele: o codependente...

· ... A série terá 13 episódios de 26 minutos.

· Atores que trabalharam em “O Sétimo Guardião” poderão aparecer na lista de “A morte pode esperar”, na fila das sete da Globo...

· ...Dan Stulbach é um desses casos.

· ... Allan Fiterman, que dirigiu a novela do Aguinaldo, assinará direção artística de “A morte...”, escrita por Mauro Wilson.

· O canal Food Network estreia neste domingo, às 20h30, a terceira temporada de “Homem Vs Comida”.

· “Minha mãe é uma peça – 3”, com Paulo Gustavo, chegará aos cinemas em 26 de dezembro...

· ...Também no elenco Mariana Xavier, Rodrigo Pandolfo, Herson Capri, Alexandra Richter, entre outros.

· Erika Januza vive Marina, uma tenista, em “Amor de Mãe”, novela que estreia nesta segunda-feira na Globo.



C´est fini

Em relação aos trabalhos de “Amor Sem Igual”, a Record encerrou ontem a primeira etapa de gravações em São Paulo.

E detalhe: antes, a ideia era fazer apenas essa “visita”. Agora, existe a possibilidade de o elenco gravar uma vez por mês em São Paulo. Tudo vai depender do orçamento.



Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!