O déficit habitacional no Estado do Rio de Janeiro está calculado em mais de 500 mil moradiasTânia Rêgo/Agência Brasil

Quem sobrevoar o Rio de Janeiro verá construções indevidas e amontoados urbanos. O povo pobre sofre com a má qualidade das habitações. O presidente do CAU, Conselho de Arquitetura e Urbanismo, Sydnei Menezes, vem alertando há meses para o grave déficit habitacional, estimado em cerca de 544.275 moradias no estado, um dos maiores do Brasil. Além disso, mais de 2,5 milhões de domicílios estão em situação precária. A bancada fluminense em Brasília precisa ajudar o Governo Estadual na luta por mais recursos habitacionais. Há uma proposta federal para um novo modelo de financiamento imobiliário. Uma das mudanças é no sentido do uso da poupança. Os bancos poderão usar parte dos atuais depósitos compulsórios, desde que ampliem a concessão do crédito imobiliário.
Cidade do Rio pode ganhar Rua Sebastião Salgado

Salgado viajou a mais de 120 países para realizar projetos fotográficosReprodução/Instagram

A Câmara Municipal do Rio aprovou projeto de lei do vereador Paulo Messina (Podemos), que dá o nome de Sebastião Salgado a rua no município. "Ele foi um dos fotógrafos mais importantes do mundo. Suas lentes captaram com maestria momentos históricos, belezas da natureza e também denunciaram a sua degradação. O projeto vai à sanção do prefeito Eduardo Paes, que, se quiser ficar bem na foto, encontrará uma rua à altura do homenageado", diz Messina.
Vale Social alcança 135 mil beneficiários
Em outubro, a unificação dos cartões do Vale Social, da Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), completou um ano beneficiando 135 mil pessoas. Antes da unificação, o usuário precisava de até quatro cartões para usar em diferentes transportes. A iniciativa facilita o deslocamento de pessoas com deficiência e doentes crônicos que dependem do transporte público estadual para tratamentos de saúde.
Alerj lança Comissão Especial de Favelas e Periferias
A Alerj lançará, amanhã, na Maré, a Comissão Especial de Favelas e Periferias, um espaço para formular políticas públicas. Segundo o Censo 2022, o Estado tem 2,1 milhões de moradores em comunidades. "O direito à cidade é também o direito à favela", afirma a deputada Renata Souza (PSOL), presidente da Comissão.
PICADINHO
A Ação Social pela Música do Brasil (ASMB), com apoio do MetrôRio, está com inscrições abertas para diversas oficinas gratuitas destinadas a crianças e jovens de 6 a 18 anos.

A Companhia da Outra oferece oficinas gratuitas de poesia falada, com a atriz Elisa Lucinda, uma das fundadoras da Casa Poema, entre 13 de outubro e 21 de novembro. No encerramento haverá apresentação de "Perigosas Damas", de Geovana Pires.

O Carioca Shopping, em Vila da Penha, promove o "Gastro Samba", evento gratuito com atrações de samba de raiz, comidas de boteco e área kids. Avenida Vicente de Carvalho, 909.