Bruno Bonetti, senador em exercício pelo Rio, propõe cadastro nacional de agressores de animais Divulgação

Depois da comoção nacional diante da morte bárbara do cão comunitário Orelha no início do ano na Praia Brava, em Santa Catarina, a sociedade pede ações objetivas para punir criminosos que castigam os bichos. O senador Bruno Bonetti (PL-RJ) apresentou projeto de lei que cria o Cadastro Nacional de Pessoas Responsabilizadas por Maus-Tratos contra Animais para impedir a reincidência desse tipo de violência. A ideia é fortalecer a prevenção. A proposta nasceu da iniciativa do protetor de animais Luizinho Patriota, que atua no movimento sobre a causa no Rio de Janeiro. Segundo dados apresentados pelo Instituto Pet Brasil, somente em 2025, o país registrou mais de 185 mil casos de abandono e maus-tratos a animais.
Liderança: Tarcísio Motta apresenta agenda

Como o Informe já havia adiantado, Motta será líder do PSOL na Câmara Pedro Teixeira/Arquivo O Dia

Aproveitando sua condição de professor, o deputado federal Tarcísio Motta pretende valorizar os temas de educação pública enquanto estiver na liderança da bancada da federação PSOL/Rede no Congresso Nacional. Além disso, ele incluirá na pauta direitos do trabalhador, justiça climática, enfrentamento às violências e desigualdades que marcam a sociedade. "Vamos enfrentar os retrocessos que insistem em atrapalhar o desenvolvimento do nosso país", afirma.
Lançada campanha "Folia com Civilidade"
A Secretaria de Cidadania e Família leva, a partir do dia 6, a campanha "Folia com Civilidade" a Madureira, Campo Grande, Saara e Sambódromo. O objetivo é conscientizar sobre a preservação da cidade e o bom convívio no Carnaval sobre temas como lixo, banheiros, volume de som, além de consumo de álcool e outras drogas.
Cresce a corrida por partidos políticos
O prazo de inscrição partidária está chegando e a corrida por legendas ocorre em todo o Brasil. Quando o vice-presidente Geraldo Alckmin deixou o ninho tucano foi a senha para a ministra Simone Tebet olhar o PSB como opção. O ingresso de políticos de "centro" no PSB de São Paulo está influenciando o movimento de lideranças de centro em terras fluminenses, pré-candidatos à Alerj e à Câmara Federal que fogem da polarização e estão procurando o partido.
PICADINHO
O Bangu Shopping retoma, hoje, o projeto "Samba da Chaminé", com apresentação gratuita do grupo Choro de Manha, a partir das 14h30. Rua Fonseca, 240.

A cantora e compositora Marysa Alfaia estará na nova edição do cine-show "Coisas do Destino", no Estação Net Botafogo. Hoje, às 19h. Rua Voluntários da Pátria, 88.

Sob a regência do maestro Gustavo Fernandes, a Orquestra Filarmônica Metropolitana inicia a temporada 2026 do Theatro Municipal com o concerto "Novos Horizontes". Dia 10, às 19h, no Centro.