conciliação entre preservação e agricultura familiar do caféfoto de divulgação
No Brasil, o programa envolve cinco frentes sendo três delas em processo de expansões e duas novas em trechos da Mata Atlântica - em São Paulo e da Amazônia - no estado do Pará. No total, mais de 100 propostas de nove países latino-americanos concorreram para recebimento dos recursos.
A iniciativa "Novas Florestas" será implementada em parceria com a Agência Ambiental "Pick-pau" que visa recuperar 155 hectares com 279 mil mudas em território paulista. Já o paraense "Curuá" acontece em colaboração com o grupo Future Carbon.
Vai ser ampliada a parceria com o "Águas do Rio" nas áreas de influência dos Parques Tinguá-Bocaina, no Rio de Janeiro. Essa ação é realizada em conjunto com o Instituto Terra de Preservação Ambiental (ITPA). Visa tratar mais 100 hectares e reintroduzir 166 mil árvores nativas da Mata Atlântica, contribuindo para a conservação da biodiversidade e a proteção das bacias hidrográficas da região. Já o "Corredor Pau Brasil", na Bahia, vai unir dois parques nacionais através de uma ponte de vegetação. Já o "Café Apuí" promove sinergia entre a preservação e a agricultura responsável, devendo gerar renda alternativa para famílias de produtores locais.
As ações conjuntas possuem o potencial total de capturar mais de 1,1 milhão de toneladas de CO2 em 30 anos e prevenir a emissão de mais de 3 milhões de toneladas de CO2 no mesmo período no Brasil e no México. Somente no território brasileiro, o programa atuou, desde 2021, em mais de 11,7 mil hectares de floresta nativa, equivalente a mais de 9,4 milhões de árvores, com a captura e a prevenção de emissões estimadas em mais de 3,9 milhões de toneladas de CO2 ao longo de três décadas.
e-mail: pautasresponsaveis@gmail.com
Twitter: https://twitter.com/ColunaLuiz
Instagram: https://www.instagram.com/luiz_andre_ferreira/
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/luiz-andr%C3%A9-ferreira-1-perfil-lotado-08375623/
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.