A Casa Gaivota é um projeto arquitetônico que permite tanto o resguardo, quanto também sair, explorar o mundo e voltar para o seu porto seguroDivulgação

Você já imaginou uma casa em formato de gaivota? Diferente, né? A coluna traz hoje essa novidade arquitetônica assinada pelo Studio MEMM e que está sendo construída sobre a mata atlântica. Uma completa integração com o paisagismo e com a natureza em volta da casa que terá o formato de uma gaivota. O pássaro é conhecido pelas longas asas e por ajudar a guiar os marinheiros em alto mar, pois, quando é visto, é sinal de que há terra firme por perto. Esse conceito reforça a relação com a segurança e o acolhimento.
O dono do imóvel solicitou um projeto em que a relação com a água fosse evidente, permitindo a prática de esportes e o fácil contato com o mar. Pensando nisso, o arquiteto Marcelo Machado idealizou os espaços de entrada e saída de forma que fossem o mais simples possível para se conectarem com as áreas de escoamento para o mar. O nome escolhido – Casa Gaivota - se deu por ser um projeto arquitetônico que permite tanto o resguardo, quanto convidar também a sair, explorar o mundo e voltar para o seu porto seguro, seu aconchego. A Casa Gaivota foi dividida em quatro tipos de ambientes: fechado, semiaberto, aberto e a própria natureza em si, o mar e todo o entorno.