Fachada do novo empreedimento residencial de estúdios que foi entregue hoje na SaaraDivulgação

O movimento de revitalização do Centro do Rio ganhou um novo capítulo com a entrega nesta terça-feira, dia 2, do Bueno Studios Lifestyle, primeiro residencial no Centro histórico e na região da Saara (Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega). Localizado na Rua Buenos Aires, 283, o empreendimento das construtoras Calçada e Montserrat é um retrofit com 121 unidades, sendo 112 estúdios, a partir de 29 m², e nove lojas, além de rooftop com vista para o Cristo Redentor, lazer, conveniências e segurança.
Uma das unidades de estúdio decorada - Divulgação
Uma das unidades de estúdio decoradaDivulgação


O evento de inauguração contou com a presença de Osmar Lima, secretário municipal de Desenvolvimento Econômicodo Rio. “É inacreditável contemplar as vistas do Bueno: podemos ver o relógio da Central do Brasil, o Cristo e o Campo de Santana. Ou seja, o Centro do Rio tem uma pujança maravilhosa de espaço. Estar aqui é uma felicidade para nós da prefeitura e o nosso compromisso segue em estarmos presentes em todos os lançamentos na região, apoiando 100% as incorporadoras nesse processo”, ressaltou Lima.
Osmar Lima, secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico do Rio, reforçou a importância da atuação do mercado imobiliário em transformar o Centro - Divulgação
Osmar Lima, secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico do Rio, reforçou a importância da atuação do mercado imobiliário em transformar o CentroDivulgação


Por estar enquadrado no Reviver Centro, o empreendimento garante benefícios como isenção de ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) para o primeiro comprador e redução temporária de IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana). “O Bueno, no coração da Saara, simboliza essa nova fase da cidade, em que o retrofit se torna uma ferramenta fundamental de recuperação urbana, valorizando a história e ao mesmo tempo olhando para o futuro”, destacou João Paulo Matos, presidente da Calçada.

Desenvolvido como uma opção contemporânea para quem deseja morar, trabalhar ou investir no coração da cidade, o condomínio tem gestão da Lobie, especializada na gestão inteligente de ativos imobiliários para locações de curta temporada. A empresa também é a administradora do edifício por meio de uma parceria com a Administradora Nacional. “Estamos muito orgulhosos de fazer parte desse momento e de contribuir para que o Centro volte a ser um endereço desejado e conectado à vida da cidade”, comentou Ernesto Otero, CEO da Lobie.

Victor Tulli, diretor da Administradora Nacional, explicou que, como administradora, o papel da empresa é cuidar de cada detalhe do condomínio para que os moradores e visitantes se sintam acolhidos e vivam plenamente tudo o que o empreendimento oferece. “Estamos comprometidos em acompanhar essa jornada com excelência”, afirmou Tulli.

Décadas de história

O prédio que abrigou por décadas o Sindicont-Rio (Sindicato dos Contabilistas do Município do Rio), datado de 1946, é preservado e depois de passar por um retrofit foi entregue hoje aos novos moradores. O edifício, localizado na Saara, no Centro do Rio, tem uma trajetória importante para a cidade.
Segundo a presidente do Sindicont-Rio, Diva Maria de Oliveira Gesualdi, o imóvel tem trajetória marcante no setor contábil. Inicialmente, funcionou no local o Instituto Brasileiro de Contabilidade (IBC). Anos depois, o espaço passou a sediar o próprio sindicato — o primeiro da categoria no país.
O edifício também foi endereço de instituições de ensino reconhecidas, como a Faculdade Moraes Júnior e o Instituto Mackenzie, que posteriormente se transferiu para Botafogo. Diva afirma que, diante da dificuldade de manutenção do prédio e da mudança no perfil do setor educacional, impulsionado pelo ensino a distância, o sindicato foi orientado pela Domingos Vargas Consultoria Empresarial, de José Domingos Vargas, a vender o imóvel.
De acordo com Diva, a negociação aproximou o sindicato das construtoras Calçada e Montserrat, responsáveis pelo empreendimento residencial que substituiu o antigo uso institucional. Todas as unidades foram comercializadas em poucas horas no lançamento. “Hoje celebramos com os novos moradores a transformação dessa área tão importante do Centro do Rio”, comemorou a presidente.
O Sindicont-Rio já funciona em novas instalações em um prédio entre a Rua Uruguaiana e a Avenida Rio Branco. A entidade, que completou 109 anos, tem sua história registrada no livro comemorativo de seu centenário.