Plataforma recebeu mais de 308 mil chamados com demandas variadas de condomínios no paísFreepik
Censo condominial: conheça as principais ocorrências no país
Solicitações administrativas lideraram o ranking com mais de 90 mil chamados
Quem mora ou administra um condomínio sabe que as demandas são diárias, bem como as reclamações. Esse comportamento também foi observado no censo condominial elaborado pela uCondo, com dados da própria plataforma. De acordo com o estudo, foram mais de 308 mil chamados este ano de edifícios que utilizaram a ferramenta. As solicitações administrativas lideraram o ranking com 92.931 registros. Em segundo lugar, apareceram as reclamações, com 86.317 e, em terceiro, os chamados para manutenção de áreas comuns, com 84.643. Já as dúvidas gerais ficaram com 27.327 dos casos.
Além disso, foram identificadas 1.832 ocorrências relacionadas a animais de estimação. Do total, 844 envolveram barulho, 486 de higiene, 332 relacionadas à presença em áreas restritas a pessoas (como área de piscina) e 170 de comportamentos inadequados, como agressividade ou falta de controle. Para evitar conflitos, Léo Mack cofundador e diretor de Operações da plataforma, recomenda que o síndico mantenha o regimento interno do condomínio atualizado, prevendo limites objetivos para o descumprimento de regras e penalidades, como multas. “Onde não há regra clara, há espaço para conflito. É preciso pensar em uma gestão preventiva”, alerta Mack.
A pesquisa indica também que um em cada dez apartamentos registrados na plataforma tem pelo menos um animal de estimação cadastrado. Isso sugere que o cadastro de pets vem aumentando, o que mostra a preocupação dos tutores com a segurança dos seus bichinhos e que lidar com questões animais como excesso de barulho, lugar adequado para brincadeiras, sujeira e limpeza já faz parte da rotina dos síndicos.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.