Fábio do Pastel e Vantoil MartinsDivulgação/ Ascom

Aconteceu nesta sexta-feira (27), na cidade e Balneário Camboriú (SC), a entrega do selo Bandeira Azul a 31 praias e 11 marinas certificadas pelo Júri Internacional para a temporada 2024. Da Região dos Lagos participaram os prefeitos de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), e de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL). O secretário de Meio Ambiente de Iguaba, Vinícius Lavalle, o subsecretário da pasta, Caio Pedrosa e o subsecretário do Governo iguabense, Luiz Fernando Paixão, também acompanham a comitiva, assim como o chefe de Gabinete de Pastel, Moisés Batista. Participaram, ainda, o secretário de Ambiente e Urbanismo de Armação dos Búzios, Evanildo Nascimento, e a coordenadora do projeto em Saquarema, Marcelli Ladeira, juntamente com o diretor adjunto de Eventos, Raineri Martins. Cabo Frio não mandou ninguém. Saquarema foi representada pela coordenadora do projeto, Marcelli Ladeira, e o diretor adjunto de Eventos, Raineri Martins. As praias certificadas foram as dos Ubás (Iguaba), Pedras de Sapiatiba (São Pedro), Azeda/Azedinha e do Forno (Búzios), Itaúna (Saquarema). As bandeiras serão hasteadas até 15 de dezembro. A comitiva da Região dos Lagos retorna na madrugada deste sábado (28).
 


‘PULMÃO ECONÔMICO DA REGIÃO’

Por telefone, o prefeito Vantoil Martins falou da emoção desse dia histórico, bem como da importância da laguna de Araruama. “Uma laguna que banha seis cidades da Região dos Lagos, que tem idade entre 5 mil e 6 mil anos e média de profundidade de dois a três metros, com pontos que chegam a 19 metros e sempre foi o pulmão econômico das cidades que banha. Viveu momentos sofridos e agora é muito bom ver a recuperação de sua balneabilidade. Hoje estamos vivendo o ápice, nessa solenidade oficial de um órgão internacional, e nos enche de orgulho, foi muito emocionante”, disse. Vantoil contou ainda que estão trabalhando para certificar as outras cinco praias que banham Iguaba. Ele agradeceu à secretaria de Meio Ambiente, “na pessoa do Lavalle, que cumpriu, rigorosamente, os 34 requisitos para a conquista do selo e ao instituto que nos prestou consultoria, o Mar Azul” e disse que estão no caminho certo. “Esse é só o início de uma retomada que os lembram as décadas de 1970 e 1980 quando a lagoa tinha águas cristalinas. Agora estamos no processo final de contratação de salva-vidas e tão logo essa formalidade seja cumprida, vamos marcar a data do hasteamento”, finalizou o prefeito iguabense.
Fábio do Pastel recebe Bandeira Azul - Divulgação/ Ascom
Fábio do Pastel recebe Bandeira AzulDivulgação/ Ascom

‘DIA MARCANTE PRA SÃO PEDRO’

O prefeito Fábio do Pastel, que estava ao lado de Vantoil, também conversou com a coluna. Disse que foi um dia marcante para São Pedro da Aldeia e agradeceu toda a equipe de Meio Ambiente da cidade e aos organizadores da certificação. “Também agradeço esse cuidado da coordenação da Bandeira Azul na constatação dos 34 requisitos cumpridos. É um selo reconhecido mundialmente e isso pra nossa cidade é muito importante, como também para os que buscam praias com segurança e águas próprias para banho. Também agradeceu a dedicação de todos os envolvidos, estamos aqui representando o trabalho deles. Estou muito feliz em voltar para casa com essa bandeira na mala”. Discreto como sempre, aliás é uma característica do prefeito, Pastel também comentou o que acha daqueles que não acreditavam que o município aldeense um dia teria uma praia com Bandeira Azul. “Essa é mais uma conquista para o município através do trabalho que a gente faz. Estou mega orgulhoso”, definiu.