Prefeito Marcelo Magno (PL), secretário de Saúde Jorge Diniz e pré-candidato a vice de Marcelo, Diego Silveira, com assistidos da Casa do AutistaAscom

Durante a celebração do Dia de Conscientização sobre o Autismo, o prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), juntamente com o secretário de Saúde, Jorge Diniz, inaugurou nesta terça-feira (2) a Casa do Autista. Localizada na Rua Fernando Mello, nº 64, na Praia dos Anjos, a nova instituição visa garantir os direitos das pessoas com autismo no município.
O espaço homenageia Paulo Roberto Gomes dos Santos, um cabista que viveu com Transtorno do Espectro Autista e faleceu em 02 de abril de 2022, aos 68 anos.
Complementando a rede de apoio já existente, a Casa do Autista amplia o acesso aos serviços, visando atender às necessidades das famílias afetadas por essa condição. O espaço oferece atendimento voltado para crianças e adolescentes com idades entre 2 e 17 anos, disponibilizando serviços clínicos com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, psicomotricistas, fisioterapeutas, psiquiatras infantis, farmacêuticos, entre outros profissionais.
“Hoje o município dá um passo importante para cuidar de crianças e adolescentes que tem o transtorno do espectro autista. Essa Casa foi pensada pela equipe da secretaria de saúde para proporcionar acolhimento aos assistidos e a família. Nós esperamos que a Casa da Autista seja um lugar de desenvolvimento, sendo um centro de apoio e referência”, afirmou o Prefeito.


Confira como vai funcionar a Casa do Autista Paulo Roberto Gomes dos Santos

Crianças e adolescentes com idades entre 2 e 17 anos, já em atendimento nas unidades do município como CAPS, Policlínica e ESFs, darão continuidade ao tratamento no novo espaço. Para aqueles que serão atendidos pela primeira vez, o encaminhamento será realizado através do sistema de regulação do município.

O atendimento especializado inclui acolhimento, avaliação multiprofissional e atendimento psiquiátrico e terapêutico. Profissionais de diversas áreas da saúde disponíveis para atendimento, oferecendo serviços que consideram as necessidades individuais de cada assistido, incluindo avaliação do perfil sensorial, habilidades e desafios específicos.

Se o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista não for confirmado, a pessoa receberá orientações e será encaminhada para o tratamento adequado em outra unidade.

O funcionamento da Casa será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com exceção das terças-feiras à tarde, reservadas para reuniões da equipe multidisciplinar.