Advogado Fábio Ferraz Divulgação
Comecei a trabalhar como autônomo e estou confuso sobre quais impostos devo pagar. Além disso, quais são as implicações e penalidades caso eu não cumpra corretamente minhas obrigações tributárias? Márcia Vasconcelos (Niterói)
O trabalhador autônomo é aquele que possui atividade profissional remunerada, porém, não possui qualquer vínculo de emprego com a empresa ou pessoas físicas para as quais presta serviços. “Nesta modalidade de trabalho, é importante que o trabalhador se atente ao recolhimento de INSS para que possa acumular tempo de contribuição para aposentadoria, bem como, ter direito aos benefícios do INSS em caso de impedimento para o exercício de suas atividades profissionais,” explica o advogado tributarista Fábio Ferraz.
Para as mulheres, essa proteção inclui, por exemplo, o auxílio maternidade. O trabalhador também precisa ficar atento à declaração de imposto de renda a cada ano, pois desta maneira fica regular com a Receita Federal e pode comprovar seus rendimentos para um financiamento, por exemplo.
É importante observar que como autônomo você pode estar pagando mais impostos do que pagaria como MEI ou se tivesse uma empresa individual.
Por isso, é importante consultar um profissional especializado que poderá avaçiar o melhor caminho a seguir, salienta o advogado Átila Nunes do serviço www.reclamar adianta com br. O atendimento é gratuito pelo e-mail jurídico@reclamaradianta.com.br ou pelo WhatsApp (21) 993289328.
Casos resolvidos pela equipe do Reclamar Adianta (WhatsApp:21 -99328-9328 - somente para mensagens): Carlos Alvez (Rioáguas), Efigênia Andrade (Comlurb), Jaime Miranda (Banco Itaú).
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.