Luciana Gouvêa Divulgação

Tenho um sócio que está endividado e estou preocupado com possíveis impactos no meu patrimônio pessoal. Existe algum risco de que essas dívidas afetem meus bens?
Anônimo.

Segundo a advogada Luciana Gouvêa, se a sua empresa for uma sociedade limitada (LTDA), seu patrimônio pessoal, em princípio, está protegido, e você não responderá pelas dívidas da empresa com seus bens pessoais. “No entanto, se houver fraude, má gestão ou confusão entre as finanças pessoais e da empresa, um juiz pode determinar a desconsideração da personalidade jurídica, e seus bens pessoais podem ser atingidos”, alerta a especialista.
A especialista também explica que, no caso de empresários individuais ou EIRELI, qualquer prejuízo ou irregularidade pode resultar na cobrança direta sobre os bens pessoais. “Por isso, a gestão deve estar sempre em conformidade com a legislação para minimizar riscos”, enfatiza.
Para garantir maior segurança patrimonial, Luciana recomenda uma administração transparente e, quando necessário, a criação de holdings ou outras estruturas jurídicas que protejam os bens pessoais em situações de crise financeira.
Manter uma gestão empresarial responsável e bem estruturada é essencial para evitar surpresas e garantir a segurança do seu patrimônio. Contar com orientação especializada pode fazer toda a diferença na proteção dos seus bens,, salienta o advogado Átila Nunes do serviço www.reclamar adianta com br. O atendimento é gratuito pelo e-mail jurídico@reclamaradianta.com.br ou pelo WhatsApp (21) 993289328.