“Na verdade esses cortes são muito práticos,e não necessitam de muitos cuidados. Só uma finalização, de acordo com a ocasião. Pode ser com secador,babyliss, pomada ou leave-in (creme sem enxague). E rua. Só é necessário mais cuidado, se o cabelo tiver algum tipo de química. Neste caso é bom fazer um tratmento mais profundo”, ensina.
São muitos os estilos de ‘curtos’ disponíveis por aí. Para saber qual ‘casa’ melhor com seu tipo de rosto, é bom sempre contar com a ajuda de um profissional. Ciro Batistela, também do ‘Ophicina’, esclarece que os cortes de cabelo femininos que estão ‘bombando’ no verão, são principalmente os assimétricos. Entre os tipos mais pedidos estão: o ‘pixie cut’ (bem curtinho), o ‘long bob’ (comprimento médio, e uma boa opção para quem deseja um visual novo, mas não quer cortar muito curto ainda), e o ‘grown-out bob’ (cabelo curto e assimétrico).
“Os que se destacam mais são os ‘pixie cut’ (“um quase joãozinho”), que serve para quase todos os tipos de rosto. E o ‘grown-out bob’, que é um corte curto, mas deixa seu cabelo com comprimento suficiente para dar um visu diferenciado”, salienta.
A assessora de imprensa Julyana Caldas, 41, conta que teve ‘cabelão’ por mais de cinco anos, e que decidiu há pouco tempo, cortar por uma questão de praticidade e para imprimir um estilo.
“Acho lindo um cabelo comprido bem tratado, mas cansei de tê-lo. Sempre admirei as mulheres de cabelos curtos. Acho chique e fica sempre de um jeito bem arrumado para qualquer momento”, diz Julyana, que cortou os fios louros próximos ao que chamamos hoje do estilo ‘long bob’. Já ela, chama de ‘curtinho’, mesmo.
A empresária Rafaela Araujo, 35, aderiu ao curto assimétrico, e só brinca com as cores. Já foi loura, e agora voltou a ser morena, seu natural. “Eu deixo crescer pra cortar e corto pra deixar crescer. Desde dos 20 anos. Cortar vira uma mania, brincar com essa coisa do visual. Além disso, os cortes curtos rejuvenescem”, opina.