Por clarissa.sardenberg
Rio - Fazer uso de esfoliantes no rosto é indispensável para quem quer manter uma pele saudável. Além de sempre remover a maquiagem e lavar com produtos específicos para a área, é necessário esfoliar a derme para remoção das células mortas acumuladas. É uma ótima dica para se livrar das impurezas depois das maquiagens do Carnaval. De acordo com a dermatologista Márcia Linhares, a esfoliação prepara a pele para receber outros tratamentos e é ideal para dar uma "turbinada" no efeito deles. 
Esfoliantes naturais podem ser a saída para quem quer cuidar da pele em casa, recorrendo a produtos diferentes dos já apresentados no mercado. É interessante como dá para descobrir várias propriedades em alimentos que nem sabíamos que poderiam nos dar essa ajuda.
Esfoliantes caseiros são aliados da pele saudável Reprodução Internet

A especialista deu uma receita de esfoliante natural para quem quer fazer o tratamento em casa, sem perder a hidratação da pele:

Publicidade
- Açúcar mascavo

Por ser bem menos áspero que os demais, é o tipo de açúcar certo para a esfoliação. O açúcar possui propriedades umectantes, que ajudam a reter a umidade, e contém ácido glicólico, cujas propriedades ajudam na renovação celular. Esse ácido é muito usado na composição de cremes anti-idade.

Açúcar mascavo é o ideal para esfoliação do rosto Reprodução Internet

- Iogurte natural

"O iogurte é interessante porque tem ácido lático, que por sua vez tem ação clareadora na pele e pela própria ação do produto, também vai hidratar a pele", explica a dermatologista Márcia.

Ácido lático do iogurte natural é poderoso para a peleReprodução Internet

- Flocos de aveia

Além de ser benéfica na alimentação, a aveia é uma grande aliada de cosméticos. Ela esfolia e regenera a pele, preservando sua hidratação. É ótima para quem sofre com acne.

Dica: Pessoas que têm a pele muito seca, podem hidratar os flocos de aveia em um pouco de leite, deixando de molho por alguns minutos.

Aveia esfolia a pele sem deixar perder a hidratação%2C segundo dermatologistaReprodução Internet

- Mel

Rico em antioxidantes, o mel é uma receita milenar para uma hidratação potente
Mel é forte aliado de quem quer ter uma pele saudável e hidratada Reprodução Internet

- Água

Caso ache necessário, para ajudar a dissolver a mistura, você pode utilizar 1/4 d'água.

As proporções podem ser de uma colher de chá para o mel e uma de sopa para o restante dos itens.

Publicidade
Finalize com um sérum e um hidratante para o seu tipo de pele. O resultado é um rosto mais uniforme, com poros mais limpos e fechados. Lembre-se de não exagerar ao esfoliar — peles oleosas ou mistas pedem o cuidado uma vez por semana, já as secas, a cada 15 dias.